Fumas inicia estudo da reurbanização do São Camilo

A Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) realizou reunião na terça-feira (05) com representantes da Semads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), Secretaria de Cultura e profissionais do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Juntos, o grupo irá definir o mapeamento do Jardim São Camilo.

Todas as secretarias irão estudar o projeto e ouvir as necessidades dos moradores

Tal estudo será realizado com todas as secretarias municipais para complementar o projeto de reurbanização do bairro com a ajuda do poder público, moradores e voluntários.

“Pretendemos realizar o diagnóstico de todo o São Camilo, para o desenvolvimento do projeto habitacional, que não é apenas novas moradias. Este processo compreende um conjunto de ações, além de atender às necessidades das famílias que moram ali há anos”, explica o superintendente da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira.

Segundo a gerente do Senac, Claudia Itano, o grupo de projetos trabalha com metodologias avançadas que ajudam a fortalecer os diálogos com diversos públicos. “Através deste processo possibilitamos o empoderamento dos moradores, promovemos uma melhor comunicação entre as lideranças e assim a comunidade começa a construir um foco para melhorias em diversas áreas.”

Esta foi a segunda reunião realizada na Fumas, que programou outros encontros entre demais secretarias, para que seja criada a metodologia de trabalho para reavaliar a qualidade do projeto de habitação, desenvolvido anteriormente. “Vamos reconhecer todo o cenário e avaliar as necessidades, pois só assim poderemos articular políticas públicas ideais e que envolvam a comunidade.”

Para Claudia, esta reunião definiu a complexidade do projeto e das necessidades da população. “O projeto irá atender mais de 2.660 famílias que devem apontar suas necessidades e problemas. Trabalhamos com um prazo mínimo de um ano para o início efetivo da ação e depois é possível alinhar as próximas medidas.”

O Senac já realizou o mesmo trabalho social em 13 outros bairros da cidade, entre eles: Vila Ana, Jardim Tamoio, Novo Horizonte, Morada das Vinhas. Foram realizados diagnósticos do local, apontando melhorias e sugestões para a comunidade sempre com o objetivo de desenvolvimento da região.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí

Leia mais sobre