Conselho de Habitação elege presidente e secretária

conselho_fumas_D28g

A Fundação Municipal de Ação Social elegeu os membros do Conselho Municipal de Habitação, gestão 2014/2016. Foi nomeado como presidente o engenheiro e representante da Associação dos Engenheiros de Jundiaí, Anselmo Leite. A escolha foi realizada na noite de quarta-feira (22).
Como suplente para o posto ficou a arquiteta Alexandra Carneiro Mattos, representante do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil). A assessora de habitação da Fumas, Tatiana Reis Pimenta, foi escolhida como secretária. E o engenheiro Victor José Teles, da Associação de Moradores do Residencial Cravos I, foi eleito suplente da secretária.

O período da gestão é de 2 anos. O conselho é deliberativo e formado por membros de órgãos do poder público e sociedade civil. Para o superintendente da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira, o fato de o presidente do conselho não ser algum membro da fundação é um diferencial. “Historicamente, os superintendentes da Fumas assumiam esse posto. Eu fui indicado, porém, não aceitei para que o órgão pudesse ter autonomia e papel fortalecido na sociedade.”

Rodrigo explicou ainda que o conselho tem um papel prioritário na configuração da Política Municipal de Habitação. “Todas as ações da Fumas nesta área passam pelo conselho. Realizamos reuniões periódicas e participativas, com decisões colegiadas. Sempre encaminhamos previamente as situações a serem discutidas para que todos estudem antes.”

Para ele, o desafio dessa nova gestão é colaborar com a revisão do Plano Local de Habitação e Interesse Social (PLHIS), que irá configurar toda a política de habitação no município. “Estamos fazendo um estudo aprofundado sobre o tema no município para planejar ações estratégicas, articular políticas públicas e sociais, além o planejamento territorial urbano.”

2

Participação – O novo presidente do conselho, Anselmo Leite, comenta que pretende dar continuidade ao trabalho já realizado. “A intenção é ter uma gestão participativa, na qual todos os conselheiros terão voz. Espero fazer um bom trabalho e atender as expectativas.

A assessora da Fumas, Tatiana Reis Pimenta, destacou que é um momento importante para a habitação no município. “É o sonho de qualquer arquiteto e urbanista participar da construção do Plano Municipal de Habitação de um município como Jundiaí. Por isso, espero que todos contribuam e abracem esse compromisso de verdade.”

Conselheiros  Também integram o conselho Adilson Messias, da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos; Alexandre dos Santos Neves, da Secretaria Municipal de Obras; Antônio Lopes, representante da União do Novo Horizonte; Bruno Ferrari Brandão da Silva, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente; Cássia Maria Kohler Turquetto, representante sindical; Claudemir da Silva, representante da Associação de Moradores do bairro João Mezzalira Junior; Claudinei José Galdino, da Associação de Moradores Amigos de Bairro do Jardim do Lago e da CONAM (Confederação Nacional de Moradia); Clodoaldo Ferreira Dias, da Associação dos Moradores do Jardim São Camilo Velho; Eli Gonçalves Ferreira Junior, da Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário (Proempi); Eurico Gonçalves de Lima, da Associação de Moradores Vida Nova e Sociedade Amigos do Bairro Vila Ana; Jairo Lucas Ribeiro, da DAE S/A; José Maria da Silva, presidente da Associação dos Moradores do Núcleo Balsan; Rodrigo Mendes Pereira, superintendente da Fumas.