Fumas avança na construção do Plano Municipal de Habitação

Representantes da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e de secretarias da Prefeitura de Jundiaí se reuniram com membros da empresa Demacamp, contratada para a elaboração do Plano Local de Habitação e Interesse Social. A reunião foi feita nesta quinta-feira (9).

Durante o encontro, que marcou o início do processo de diagnóstico do Plano, a Fundação apresentou a situação dos assentamentos precários da cidade, além de esclarecer como está a adesão ao Sistema Municipal de Informações Habitacionais, o SIMIH. Segundo dados da Fumas, 11 mil famílias já atualizaram as informações e outras 6.200 fizeram o cadastro nesse banco de dados que servirá para participação em sorteios de unidades habitacionais.

Reuniao_Plano_Habitacao_FUMAS_c_6_G

De acordo com o superintendente da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira, o trabalho de construção do Plano Municipal de Habitação e Interesse Social deve levar 8 meses. Durante a elaboração, serão realizadas audiências públicas, discussões com diversas secretarias do governo e conversas com os conselhos municipais. “O resultado desse estudo possibilitará o planejamento de ações no campo da habitação, articulação de políticas públicas e sociais, além do planejamento territorial urbano e modificações em legislações”, comentou.

A diretora da Fumas, Tatiana Reis Pimenta, frisou ainda que com o Plano é possível saber onde há necessidade de implantação de habitação de interesse social, onde estão as famílias, nortear parcerias com a iniciativa privada e diagnosticar a realidade do município.

O empenho do prefeito Pedro Bigardi na questão e a intersetorialidade do trabalho, que envolve várias secretarias, recebeu elogios da arquiteta da Demacamp, Branca Perocco. Para ela, o que chama a atenção em Jundiaí é o trabalho em conjunto. “Caminhar junto nesse processo faz toda a diferença. Esse envolvimento faz o plano crescer.”

Ela frisa que municípios que não têm o Plano de Habitação não acessam verbas do Governo Federal. “Já realizamos na cidade a primeira etapa, com a montagem da estratégia de trabalho. O segundo passo foi de capacitações, muito produtivas. E agora vamos construir um diagnóstico com os dados levantados.”

Luana Dias
Foto: Cleber de Almeida