São Camilo terá a 1ª Feira de Profissões no sábado (1º)

PROFISSÕES

Apresentar novas oportunidades de ingresso e continuidade dos estudos para alunos e moradores da região do Jardim São Camilo são as propostas da 1ª Feira de Profissões e Cultura do Jardim São Camilo, que está marcada para este sábado (1º), na Escola Estadual Profª Maria José Maia de Toledo, das 10h às 15h.

O evento é uma iniciativa da Rede Socializa-Ação – Rede Social do território, formada por agentes do poder público e por moradores, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do São Camilo, Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Secretaria de Cultura e Diretoria de Ensino.

A programação prevê intervenções culturais, palestras com profissionais das áreas, praça de alimentação e presença confirmada de universidades e colégios técnicos. “Além de o público conhecer os cursos oferecidos pelas faculdades e colégios de Jundiaí e região, também haverá uma série de ações que cada instituição se propôs em fazer para que as pessoas tenham contato com as profissões”, explica o psicólogo e coordenador do Cras, Luiz Guilherme Fuschini Camargo.

Segundo Camargo, um dos objetivos do evento é resgatar boa parte da população que não conseguiu continuar e concluir os estudos para que conheçam e busquem uma chance. “Acreditamos que a transformação social depende da educação”, destaca.

Para a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Rita de Cássia Angarten Marchiore, o evento é uma experiência inédita e que vale como reflexão. “Oferecer esse acesso à população é fundamental”.

A 1ª Feira de Profissões e Cultura do Jardim São Camilo contará com a participação de alunos do ensino fundamental 2 e médio das escolas do próprio bairro, além do Jardim Tarumã, Vila Aparecida e Jundiaí-Mirim.

As instituições que confirmaram presença são: Universidade Paulista (Unip)Escola Superior de Educação Física (Esef)Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ)Faculdade PitágorasFaculdade Campo Limpo Paulista (Faccamp)Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec)Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Escola Técnica Vasco Venchiarutti (EtecVav)Escola Técnica Benedito Storani (EtecBest)Colégio Técnico Professor Luiz RosaSenaiSenac e Brasil Treina – Ensino Profissionalizante.

Programação
Durante todo o evento haverá a divulgação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)ProUniFies e outros programas governamentais de incentivo e inserção ao ensino técnico e superior; apresentação dos cursos oferecidos pelas faculdades e colégios técnicos, além de vestibulares de faculdade.

O público também será contemplado com aplicação de testes vocacionais direcionados para ajudar nas futuras escolhas profissionais dos estudantes ou daqueles que desejam reiniciar os estudos, como também a apresentação dos cursos de Ensino de Jovens e Adultos.

A escola está localizada na rua Pedro Latance, s/nº, no Jardim São Camilo. A entrada é franca.

Kadija Rodrigues