Fumas premia desenhos das crianças do Novo Horizonte

premiacao_desenho_fumasg_D20 (1)

A visão que Eloísa Pasqualini de Oliveira, de 10 anos, tem do Jardim Novo Horizonte, local em que mora, deu a ela o primeiro lugar no concurso de desenho organizado pela Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), em parceria com a Secretaria de Cultura. O trabalho da garota será estampado nas placas de selagem (identificação) que serão instaladas nas moradias do bairro.

Ela recebeu o prêmio na noite desta sexta-feira (13), no Centro Comunitário do Jardim Novo Horizonte. “Eu estava ansiosa. Esperei o dia todo pelo evento para saber quem ganhou. Fiquei muito feliz em saber que fui a escolhida”, comentou a menina. A mãe de Eloísa, Márcia Pasqualini, era só elogios. “Essa atividade promovida pela Fumas foi muito bacana.”

José Antônio de Oliveira Silva, de 9 anos ficou com o segundo lugar. A terceira posição ficou com Tainá Aparecida de Almeida Gobi, de 9 anos. Todos receberam prêmios.

De acordo com a diretora de ação social da Fumas, Lucelena de Fátima Rodrigues, é importante envolver as crianças no processo de urbanização do bairro. “Percebemos muito forte a questão da Estrada Municipal do Varjão, que apareceu em quase todos os desenhos. Fazer com que as crianças retratem bairro é despertar nelas a questão do pertencimento e valorização do local.”

Segundo ela, a Fundação iniciará neste mês o processo de mapeamento do bairro e, na sequência, a selagem das casas e cadastro dos moradores. “Além de identificar as famílias e encaminhá-las para unidades habitacionais, o trabalho também existe para a regularização fundiária de algumas residências.”

premiacao_desenho_fumas_D10g

Habitação

Na avenida Henrique Brunini, entre o Novo Horizonte e o bairro Fazenda Grande, estão em construção as 1088 unidades habitacionais. A iniciativa faz parte de um plano habitacional idealizado pelo prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi. A primeira fase das obras prevê a entrega de 400 apartamentos entre os meses de agosto e setembro deste ano. Os demais serão entregues até março de 2016.

As unidades, com 45m² cada, serão divididas em seis condomínios. Para cada conjunto, haverá uma área de lazer, com salão, churrasqueira, banheiro e cozinha. Serão 68 torres, com três andares mais o térreo

O Jardim Novo Horizonte passará pelo processo de abertura de pelo menos 35 vias, entre a rua Oito e a Estrada Municipal do Varjão. Por conta disso, famílias serão reassentadas nos apartamentos.

Para morar nessas unidades habitacionais as famílias devem atender aos critérios do programa Minha Casa Minha Vida – faixa 1 e receber até R$ 1,6 mil reais.

Metade dos apartamentos será destinada aos moradores do Novo Horizonte que tiverem de deixar as casas por conta da urbanização. O restante será direcionado a moradores de Jundiaí, cadastrados no Sistema Municipal de Informações Habitacionais, o SIMIH.

Além de fazer parte do SIMIH, essas pessoas terão ainda de manifestar interesse nas unidades habitacionais fazendo inscrição no mesmo site. Essas inscrições serão abertas em breve.