Fumas sorteia unidades habitacionais no Jd das Tulipas

A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) realizou, na manhã deste sábado (11), o sorteio das 124 unidades habitacionais do Residencial Ágata, localizado no Jardim das Tulipas. O evento ocorreu no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva.

As unidades fazem parte de uma parceria firmada entre a Fumas e a construtora Santa Ângela e contemplam as pessoas que atendem ao Minha Casa Minha Vida faixa 2, com rendas de R$ 1.600 a R$ 7.880. Os apartamentos são de 43,90 a 47,60 m², com dois dormitórios, área de serviço, vaga na garagem, salão de festas, churrasqueira, playground e portaria.

FUMAS

Segundo Waldemar Foelkel, superintendente da Fumas, essa primeira fase contou com aproximadamente 8 mil inscritos, sendo 4,6 mil pré-habilitados para participarem do sorteio. “Jundiaí está muito defasada em habitação popular, porque foi investido muito pouco nos últimos 20 anos, prova disso é o número de cadastro que temos no nosso Sistema Municipal de Informações (SIMIH). São 27 mil pessoas que entendemos não ter a casa própria”, destacou.

“Por isso temos um compromisso de reverter essa situação nos próximos 10 anos, e vamos conseguir por meio do Plano Diretor Participativo indicando áreas de interesse social”. Foelkel informou ainda que a construção do Residencial Ágata será este ano e terá um prazo de 24 meses para a entrega após o início das obras.

Felicidade
A relações públicas, Thais Carolina Jesus Rodrigues da Silva, 30 anos, vibrou muito quando ouviu o seu nome ser chamado. Ela mora com os pais no bairro Fazenda Grande e paga R$ 1,5 mil de aluguel. “Estou muito feliz, principalmente por eles, porque há muito tempo batalhamos pela casa própria e para sair do aluguel que é um dinheiro gasto e que não tem volta”, explica.

Thais conta que se inscreveu para o sorteio logo nas primeiras semanas em que foi divulgado e desde aquele momento tinha certeza que um apartamento sairia para a família. “Fiz questão de estar presente no sorteio, porque sabia que meu nome seria chamado”, afirma.

Mais habitações
Além do Ágata, será lançada, em breve, a segunda fase, chamada de Residencial Topázio. Serão mais 95 unidades habitacionais, também atendendo a demanda de quem recebe de R$ 1.600 a R$ 7.880. O valor será de R$ 145.252,29. Nessas duas primeiras fases, os interessados terão de dar entrada compatível com a capacidade de pagamento.

Já a terceira e última fase, o Residencial Zafira contará com 96 apartamentos, porém, para atender à chamada Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, com renda até R$ 1.600. O período para inscrições será divulgado em breve pela Fumas e, neste caso, não há necessidade de entrada. Os imóveis custarão R$ 96 mil.

Já em fase de construção, o Jardim Novo Horizonte ganhará 1088 unidades habitacionais, uma creche e uma escola. O empreendimento também é por meio do programa Minha Casa Minha Vida, em parceria com o Casa Paulista.

Neste caso, os apartamentos serão destinados às pessoas com renda de até R$ 1.600. Metade dos imóveis será para quem já mora no bairro e precisará ser reassentado por conta de intervenções para a urbanização. A outra parte será sorteada para as pessoas que se inscreveram no site da Fumas até a última sexta-feira (10).

O superintendente da Fumas, Waldemar Foelkel, com algumas das pessoas que foram sorteadas

Kadija Rodrigues
Fotos: Alessandro Rosman