Fumas forma 15 novas manicures em curso desenvolvido no São Camilo

A quarta-feira (16) foi especial para as 15 alunas do curso de manicure, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e Caixa Econômica Federal, na Associação Pio Lanteri do Jardim São Camilo. Todas receberam o certificado de conclusão do curso e um kit com material para começar a carreira, com cadeira de manicure, alicates, esmaltes, entre outros itens. As meninas celebraram a conquista.

“O curso foi essencial para que eu passasse a complementar a renda em casa. Consegui desenvolver muito e aprendi demais. Foi uma grande experiência”, comentou Marina de Oliveira Lima Ramalho, grávida de oito meses e que já trabalha atendendo clientes em casa.

encerramento_curso_manicure_fumas_P73G

Alunas celebraram a conquista do diploma

Assim como ela, Laís Vieira dos Reis também faz renda extra com o conteúdo do curso. “Eu já havia trabalhado como manicure, mas não tinha certificado. Aqui aprendi além do que já sabia, me aperfeiçoei.”

A alegria das alunas emocionou a voluntária Maria Alves da Silva, que deu aulas gratuitamente às mulheres. “Todas elas têm futuro na profissão. Para mim, é uma felicidade ver o desenvolvimento de cada uma. Só tenho a agradecer a todas. Aprendi muito com todas. Meu sustento vem das unhas e espero que o delas também”, disse ela, destacando que pretende acompanhar as mulheres. “Tenho o contato de todas. Pretendo realizar visitas para saber como estão trabalhando.”

Maria é estagiária em serviço social e desenvolveu um projeto de geração de renda. Apresentou a proposta à Fumas e formou uma turma na Vila Ana. “Deu certo e trouxemos a experiência para o São Camilo.”

encerramento_curso_manicure_fumas_P89G

As alunas Marina e Laís agradeceram a professora Maria

A assistente social da Fumas, Sandra Maria Aoki, destacou que não houve desistência no curso. “Todas as alunas concluíram e estão animadas com a nova profissão. Muitas já atendem clientes. O projeto faz parte do processo de urbanização do bairro e tem como foco melhorar a renda das famílias.”

O curso teve duração de três meses e 42 horas. Além de aulas de manicure, as mulheres também tiveram palestras de automaquiagem, podologia, gestão, além de um bate-papo sobre autoestima com uma psicóloga e orientação sobre câncer de mama.

Reurbanização
O Jardim São Camilo vai ganhar 400 unidades habitacionais, que estão em fase de construção na Avenida Giustiniano Borin. Além de pessoas que hoje vivem com o auxílio-aluguel, os imóveis também serão destinados a moradores de área de risco e pessoas que sairão de algumas submoradias por conta da abertura de rua.

Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio