Habitação orienta pessoas e até pets no São Camilo

Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e a Coordenadoria de Bem Estar Animal (Cobema) fizeram, neste sábado (5), uma orientação geral para grande parte das 400 famílias que recebem, no início da semana, os apartamentos dos residenciais Gênova e Roma. Uma grande operação logística começa na terça-feira (8) para a mudança de todos e detalhes envolvem desde o agendamento, os preparativos de pertences pessoais até os novos cuidados com os animais de estimação.

Sem título

“A prioridade que a Prefeitura de Jundiaí assumiu agora com a habitação social está retomando uma defasagem que poderia ser menor caso não tivesse sido afastada anteriormente. A orientação do prefeito Pedro Bigardi é que avancemos com qualidade e agilidade”, afirmou o superintendente da Fumas, Waldemar Foelkel, o Cabelo.

Os trabalhos preparatórios já incluíram a eleição de síndico, subsíndico e representantes de cada bloco. A Cobema, vinculada à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, teve a presença do coordenador Jonathann França Ribeiro. Médico-veterinário, ele falou sobre a posse responsável e os cuidados com os animais domésticos de pequeno porte na nova realidade dos apartamentos. “Não deve existir a hipótese de abandono, que é um crime”, frisou.

Algumas famílias com animais de maior porte contaram que já discutem com outros familiares e amigos a sua doação. Orientados pela Cobema, eles agora sabem que precisam checar as acomodações oferecidas e a disposição de responsabilidade dos futuros donos antes dessa doação e poderão contar com apoio e orientação dos serviços da Prefeitura.

“É importante esse esclarecimento, porque a maioria vai poder continuar com seus animais e quem não puder vai evitar o abandono. O apartamento é ótimo e poderá ter ainda alguns ajustes”, conta Graziele Ferreira Medeiros, a Kise, que vai ocupar um dos novos apartamentos com a filha.

Sem título02

Direito social
O superintendente da Fumas, Waldemar Foelkel (Cabelo), ressaltou que habitação é um direito previsto pelas leis nacionais e que a atual gestão tem trabalhado no patamar atual de 1,6 mil unidade (1.088 no Fazenda Grande/Novo Horizonte, 400 no São Camilo e outras 100 na Vila Ana). Mas as medidas tomadas em torno do Plano Habitacional, e também do novo Plano Diretor,devem viabilizar a expansão do trabalho de habitação social.

“Aqui no São Camilo, além da moradia, estamos viabilizando uma avenida que vai cortar o bairro e permitir novos serviços públicos e privados aos moradores. Infelizmente tem gente que não faz nada e tenta atingir esse trabalho com boatos, como abandono de animais. Nossos preparativos incluem esse cuidado e também todos os outros desafios que envolvem uma mudança desse tamanho. Estamos falando de pessoas que vivem em Jundiaí há muitos anos”, afirmou.

O evento preparatório para a entrega dos conjuntos e operações de mudança das famílias também contou com o vereador José Dias, representando a Câmara Municipal.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman