Professor José Leme do Prado

Principal atividade ou função histórica: Educacional
Nascimento: 29/08/1918
Sepultamento: 05/01/1984
Localização: Quadra 46
Descrição do jazigo: Sepultura revestida de granito polido.

Dados biográficos e menção histórica:

Cronista do cotidiano, o professor José Leme do Prado colaborou com a imprensa jundiaiense na década de 40, e também foi cronista na coluna Leme do Prado, publicada pelo Jornal de Jundiaí entre 1976 e 1983. Aos 14 anos mostrava seu espírito valente, atuando como mensageiro durante a Revolução Constitucionalista de 32. Aos 18, foi telegrafista da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, tendo percorrido todo o interior do Estado, cuidando de pequenas estações isoladas da linha. Veio para Jundiaí em 1944, como escriturário da Companhia. Em 1947, começou a lecionar Economia no Ginásio Rosa, estabelecimento adquirido por sua família em 1954.

Nos anos 50, participou da diretoria do Sindicato dos Ferroviários e do Paulista Futebol Clube. Nos anos 60, foi presidente do Lions Clube de Jundiaí, marcando sua gestão com a implantação do Lions em outras cidades, como Itupeva. Em 1966, foi agraciado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Jundiaiense. Foi homenageado pela Prefeitura de Jundiaí, que deu seu nome a uma rua no Jardim Primavera e a uma EMEB no Jardim Esplanada.