Outros Programas Sociais

Ação e Desenvolvimento Comunitário

Consiste no atendimento permanente às famílias residentes nos núcleos de submoradias que ainda não estão em processo de urbanização. São realizados atendimentos de programas sociais com atividades educativas, informativas e palestras, além de execução de pequenas obras.


Assessoria à Participação Popular

O Programa de Assessoria à Participação visa trabalhar com entidades e comissões representativas de moradores dos núcleos de submoradias e assessorar os trabalhos desenvolvidos por seus participantes.


Plantão de Atendimento e Orientação Social

Atendimento social individualizado na sede da Fundação, à população do município que busca receber orientação no aspecto da moradia, bem como o atendimento administrativo e social aos moradores do Conjunto Habitacional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), com encaminhamento de documentação à Gerência Ação Regional Campinas e demais assuntos.


Projeto de Atendimento à Calamidade (P.A.C)
Atendimento emergencial com fornecimento de materiais de construção para reconstrução de moradia – desde que não seja área de risco – para as habitações de núcleo de submoradias atingidas por eventos desastrosos. Esse trabalho é realizado em parceria com a Defesa Civil.


Programa de Contenção

Este programa busca conter o crescimento de núcleos de submoradias no município, evitando a construção de novas habitações, ampliações das já existentes e qualquer tipo de comercialização. Com esse programa, Jundiaí está contendo o crescimento dos núcleos de submoradias e melhorando a condições de vida da população.

Disque Contenção: (11) 0800 55 17 23


Programa “Criança Saúde” – Suplemento Alimentar

DSADS

O Programa “Criança Saúde” – Suplementação Alimentar é um programa social instituído pela Prefeitura de Jundiaí, do qual a FUMAS é o gestor.

O Programa oferece suplementação alimentar diariamente para crianças a partir de 6 meses à 11 anos e 11 meses de idade, atende também, gestantes, nutrizes, idosos, convalescentes e pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade alimentar.

A suplementação consiste em uma sopa preparada na Cozinha Industrial da FUMAS, esta sopa é transportada para os Centros/Salões Comunitários em 8 bairros da cidade onde é servida sempre acompanhada de uma sobremesa (Fruta/Doce preparado na Cozinha Industrial).

O objetivo do Programa é contribuir com a Prevenção da Desnutrição Infantil e na Promoção da Saúde, oferecendo através da suplementação alimentar nutrientes que complementam a alimentação da família, bem como orientar sobre a importância de uma alimentação saudável através de oficinas, palestras, atividades pedagógicas e lúdicas.

Atualmente a Fundação serve em média 862 refeições/dia, atendendo uma média de 600 beneficiários/dia (Base Março/2016) em 09 pontos de distribuição e 04 parcerias.
As refeições são balanceadas, cada refeição contém 350 calorias, sendo preparadas por uma equipe formada por 15 funcionários, supervisionada por 02 Técnicas em Nutrição e Dietética e transportada por 02 motoristas.


Programa de Atendimento, Auxílio e Prevenção – PAAP

Atendimento preventivo com fornecimento de materiais de construção aos moradores dos núcleos de submoradias que se encontram com as residências em estado de risco.

Para isso, o morador ou responsável pela residência precisa ser atendido por uma Assistente Social da Fumas, que irá abrir um relatório com todas as informações necessárias para serem analisadas pelos engenheiros da Fundação.


Programa de Pré e Pós Ocupação

Tem a finalidade de desenvolver um trabalho social de “Pré e Pós-Ocupação” junto às famílias atendidas no programa de habitação social da Fundação, as quais passam por processo de transferências da moradia e/ou urbanização dos núcleos de submoradias. Consiste em trabalhar os efeitos da mudança e a implicação que isso trará as suas vidas (hábitos, costumes, relacionamentos de vizinhos, adaptação ao novo espaço, etc.)

O programa visa propiciar à população melhores condições de habitabilidade, crescimento da qualidade de vida, estímulo ao resgate e conquista dos direitos da cidadania.