Procedimentos dos Velórios e Cemitérios

CARTA DE ADJUDICAÇÃO

A Carta de Adjudicação é um documento que é adquirido na concessão da sepultura nos Cemitérios Municipais e dá ao concessionário o direito de inumar (sepultar), exumar (após três anos, a família pode colocar os ossos em gavetas na própria sepultura ou em ossuários) e o dever de reformar e conservar a sepultura.

Pedidos de segunda via da Carta de Adjudicação devem ser feitos diretamente na administração do cemitério onde está instalada a sepultura (Cemitério do Desterro ou Cemitério do Montenegro), com os dados referentes ao jazigo em mãos. Caso a família não possua estas informações, será necessário realizar uma consulta diretamente na administração do cemitério, onde estão disponibilizados os preços de todos esses serviços.

O telefone do Cemitério Nossa Senhora do Desterro é (11) 4521-2499.

O telefone do Cemitério Nossa Senhora do Montenegro é (11) 4526-1086.

FALECIMENTOS

Quando ocorre o óbito, o Hospital ou Instituo Médico Legal (IML) fornece um laudo médico e orienta a família a procurar o Velório Municipal, com os seguintes documentos: CIC, RG e Certidão de Nascimento ou Casamento do(a) falecido(a). Com este laudo médico, o Velório faz a declaração de óbito e envia para o Cartório de Registro Civil, que emitirá a Certidão de Óbito, em até 5 (cinco) dias após o sepultamento. A família retira a certidão com um número de protocolo no próprio cartório.

Após escolher o funeral, a família, já em posse da Carta de Adjudicação, solicita ao cemitério, onde o corpo será enterrado, a abertura da sepultura.

A remoção do corpo do Velório Municipal (Cortejo) até o Cemitério, dentro do município, é feita pelo carro do velório e o preço está incluído no pacote do Serviço Funerário.

Para mais informações, o telefone do Velório Municipal é o (11) 4521-2499.