Comendador Hermenegildo Martinelli

Principal atividade ou função histórica: Política
Nascimento: 03/07/1910
Sepultamento: 07/08/1979
Localização: Quadra 36

Dados biográficos e menção histórica:

O comendador Hermenegildo Martinelli era contador e trabalhou por muitos anos na Companhia Paulista de Estradas de Ferro, onde exerceu diversos cargos. Sua vida social foi marcada pelo caráter filantrópico que lhe rendeu diversas honrarias, como: presidente honorário da Congregação Mariana de Jundiaí, orador oficial da Cruzada Católica de Jundiaí, membro fundador da Casa da Criança da Vila dos Pobres, membro fundador da Legião de Maria, Sociedade São Vicente de Paula, Ação Moralizadora dos Costumes, Assistência aos Detentos.

Foi agraciado com a Medalha corporativa do centenário do nascimento de Ruy Barbosa, medalha cultural e comemorativa da transladado dos despojos da Imperatriz Leopoldina, medalha cultural e cívica José Bonifácio de Andrada e Silva, medalha Marechal Candido Rondon, cruz do mérito da Ordem Soberana e militar de malta, diploma de gratidão da Sociedade Beneficente Progresso Nipo-Brasileira e várias outras medalhas de mérito.

Exerceu a vereança da cidade em cinco legislaturas, sendo agraciado pela Câmara Municipal de Jundiaí com o título de “vereador honorário”, esta honraria, foi a primeira concedida no Brasil.