Antonio Leme da Fonseca (Coronel Leme da Fonseca)

Principal atividade ou função histórica: militar e político
Nascimento: 1839
Sepultamento: 26/12/1897
Localização: Quadra 30
Estilo arquitetônico: Neo Manoelino

Descrição do jazigo: Mausoléu em estilo neo manoelino, totalmente feita em mármore trazido de Portugal.

Dados biográficos e menção histórica:

O tenente-coronel Antonio Leme da Fonseca era filho da Baronesa de Jundiaí e neto do Barão de Jundiaí. Era conhecido por ser uma pessoa bondosa. Por volta de 1890 recebeu uma benção especial do Papa Leão XII, por seu trabalho junto aos pobres e a luta pelo progresso de sua terra. Dono de uma grande área de terras onde hoje é localizado o Cemitério Nossa Senhora do Desterro, fez a doação não só dessa área, como também de terras centrais que abrigaram os primeiros hospitais da cidade. Após sua morte, a cidade o homenageou batizando a antiga Rua da Concórdia de Rua Coronel Leme da Fonseca (Código Municipal do Logradouro: 0928-8).