Fumas orienta futuros moradores dos apartamentos do Novo Horizonte

Com uma adesão de 90% do público-alvo, a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) promoveu um ciclo de orientações aos futuros moradores da primeira fase do novo conjunto residencial de 1.088 apartamentos que estão sendo construídos dentro do processo de reurbanização da região do Jardim Novo Horizonte, no vetor oeste. Foram três reuniões nesta semana, de terça (20) a quinta-feira (22), voltadas para as 384 famílias contempladas na primeira fase e com a participação de mais de 600 pessoas.

“Um dos principais objetivos é mostrar a todos, sejam moradores da própria região ou de outros bairros da cidade, a estrutura do bairro e os equipamentos públicos de saúde, educação, esporte e outros”, explicou a diretora de Ação Social da Fumas, Lucilene Rodrigues, durante o evento realizado no auditório do Clube Veteranos, no Anhangabaú.

integracao_moradores_D5g

Participação chegou a 90% dos futuros moradores da primeira fase

O Novo Horizonte, que no conceito de vetor oeste abrange também Almerinda Chaves, Residencial Jundiaí e Fazenda Grande, está recebendo também uma série de outros investimentos públicos da Prefeitura de Jundiaí, como a unidade de pronto-atendimento (UPA) 24 horas, duas pontes de ligação com o Jardim Tulipas e com a avenida da Uva, novas áreas de lazer e ampliação de equipamentos de educação, saúde e apoio social. O próprio conjunto habitacional vai contar com escola e creche.

É uma perspectiva muito boa, está tudo sendo muito bem explicado em detalhes”, afirmou Idália Barbosa, que vai morar no conjunto com os três filhos e atualmente vive em imóvel alugado na região.

As palestras reforçaram a documentação necessária para o contrato com a Caixa Econômica Federal, os equipamentos do entorno do conjunto e as normas de condomínio que vão ser adotadas, com a cooperação da assistente social Cleide Almeida e do engenheiro Antonio Baldacci.  No domingo (25) o grupo deve fazer uma visita técnica ao local.

integracao_moradores_D24g-720x579

Diretora de Ação Social, Lucelena

Com o conjunto, localizado próximo ao Fazenda Grande, também vão ser atendidas famílias que hoje vivem (ou trocaram casas com aquelas) em áreas necessárias para a abertura de ruas na urbanização da parte mais antiga do Novo Horizonte, surgida de uma ocupação do leito desativado da estrada de ferro Sorocabana na década de 1970.

“Temos uma atuação comunitária bastante intensa, cooperando também com redes sociais em que participam diversas entidades. Quem vem de outros bairros para o conjunto será bem vindo”, explicou o líder de associação de moradores, José Bessa.

O próximo passo do ciclo preparatório dessa primeira fase é um evento chamado de escolha de vizinhança, marcado para esta quinta-feira (29).

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho