Prefeito entrega 87 moradias populares na Vila Ana

A manhã ensolarada deste sábado (29) foi de muita festa e emoção na Vila Ana. O prefeito Pedro Bigardi entregou aos moradores 87 apartamentos, que fazem parte do projeto de reurbanização do bairro. Ao todo, serão 144 unidades habitacionais e investimento de R$ 11,3 milhões, sendo R$ 7 milhões de recursos da Prefeitura de Jundiaí e R$ 4,3 milhões de repasse do Ministério das Cidades, por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal.

“Essa é a entrega que mais me emocionou nesses dois anos e meio à frente da Prefeitura. Tenho uma relação histórica com a Vila Ana, porque foi o primeiro bairro que visitei quando comecei minha trajetória como funcionário público em 1993, como engenheiro na Fundação Municipal de Ação Social (Fumas). Me lembro que estive no centro comunitário e tinha um banheiro que era usado por 20 famílias. Fiquei muito mal, porque acredito que ninguém merece viver assim”, se emocionou o prefeito.

Prefeito-entrega-Apartamentos-na-Vila-Ana_c_31_G

Prefeito destacou a importância da moradia para a dignidade das pessoas

Ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi, o prefeito lembrou que quando assumiu a Prefeitura em 2013, um dos primeiros projetos apresentados pela Fumas foi o de construção dos apartamentos da Vila Ana, que estava aprovado, mas totalmente parado. “E nós retomamos na hora. É um investimento alto, a contrapartida da Prefeitura foi grande, mas decidimos assumir esse compromisso e hoje estamos aqui. Estou muito feliz. A moradia não é apenas um bem material, ela traz dignidade. E eu quero ver todas as pessoas vivendo com dignidade.”

O superintendente da Fumas, Waldemar Foelkel, também destacou a importância e o trabalho da atual gestão na questão da moradia popular. “Este governo está construindo o maior programa habitacional que a cidade que teve para a população carente. Até agora já são mais de 1.600 unidades”, destacou.

Prefeito-entrega-Apartamentos-na-Vila-Ana_c_16_G

Moradores receberam com festa os novos apartamento

Um dos mais entusiasmados durante a entrega era o padre Luís Marin, que atuou por muitos anos na comunidade da Vila Ana e atualmente está em Itu. Ele fez questão de aceitar o convite do prefeito Pedro Bigardi e participar da cerimônia. “Lutamos muito para isso. A luta foi difícil, mas encontramos no caminho muitas pessoas que nos ajudaram, entre elas o Pedro (Bigardi). Parabéns a todos pela luta, por acreditarem sempre e nunca desistirem. Que todos possam ter uma moradia digna”, disse, emocionado.

Participaram ainda da cerimônia a gerente regional Elta José de Paula, representando a Caixa Econômica Federal; o vice-prefeito, Durval Orlato, e os secretários municipais: de Cultura, Tércio Marinho; de Transportes, Wilson Folgozi; de Obras, José Roberto Aprillanti Júnior; de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi; o chefe de Gabinete, Alan Piccolo; o diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim; o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; além dos vereadores Gerson Sartori, Rafael Purgato, José Dias, José Adair de Sousa e Antônio de Padua Pacheco.

Mais habitação
Também está em andamento a obra de construção de 400 unidades habitacionais no Jardim São Camilo. Os imóveis, que ficam na rua Giustiniano Borin, já estão em fase de acabamento.

No Jardim Novo Horizonte não é diferente. O bairro vai ganhar 1.088 unidades habitacionais. As obras da primeira fase estão adiantadas. Também serão construídas uma creche e uma escola.

CONFIRA AS FOTOS

Niza Souza