Sonho da casa própria se torna realidade para 320 famílias

A manhã desta sexta-feira (10) foi de emoção para 320 famílias de Jundiaí que participaram da solenidade de entrega das unidades habitacionais dos residenciais Novo Horizonte III e IV, um trabalho em conjunto da Prefeitura de Jundiaí, Governo Federal, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal. O evento também contou com a entrega das chaves da Emeb Professora Martha Pereira da Silva, que atenderá 120 alunos a partir de julho.

É uma nova história, um recomeço. É o futuro dos meus filhos”, definiu a dona de casa Viviane Alves Souza, que está grávida de um mês e vai morar no apartamento com outros dois filhos e o marido. “Vivia em uma casa cedida, no bairro do Poste. Agora terei algo no meu nome. É uma grande conquista”, comentou, emocionada.

Assim como ela, a auxiliar administrativa Rosângela Porfírio, que representou todos os moradores no evento, celebrou a realização do sonho. “Muitas famílias batalham para isso e veem o sonho distante, pois Jundiaí tem imóveis a preços altos. Estou muito feliz.”

Rosângela representou todos os moradores no evento

Todas as unidades têm 45m² de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e uma vaga na garagem. Além disso, há uma área de lazer com um salão de festa com churrasqueira. No total, são 1088 apartamentos. A primeira fase foi entregue em fevereiro e a última fase, com 384 unidades, está com entrega prevista para a segunda quinzena de julho. A mudança começa segunda-feira (13). Entre as famílias, 70 moravam em áreas de risco dos bairros Novo Horizonte, Santa Gertrudes e Jardim Guanabara. As demais foram sorteadas.

O prefeito Pedro Bigardi falou da alegria durante a entrega dos apartamentos. “Como jundiaiense, me sinto feliz pela realização dessa grande obra, que vai mudar a vida das pessoas. Trabalhei na Fumas na década de 1990 e, de lá para cá, sempre digo que habitação não é só uma casa, mas sim a oportunidade que temos de viver bem.”

A parceria da Prefeitura com o Governo Federal resultou também na construção da Emeb Professora Marly de Marco Mendes Pereira. Funcionando desde fevereiro, a unidade tem capacidade para atender 400 alunos da pré-escola e do ensino fundamental. A escola tem seis salas de aula, uma sala de leitura, pátio coberto, cozinha, despensa, almoxarifado, lavanderia e área administrativa.

O Vetor Oeste tem recebido importantes investimentos. Concluímos as obras da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas no Almerinda Chaves. O atendimento será 24 horas em um espaço de 2.500 m², que em breve vai funcionar. Entregamos a obra da ponte que liga o Tulipas ao Novo Horizonte, reformamos a Unidade de Saúde que atende a região e entregamos uma escola que atende 300 alunos. Tudo isso é infraestrutura que precisa chegar junto a uma obra de habitação”, comentou o prefeito.

entrega_apartamentos_novo_horizonte_3e4_P-236G

Solenidade contou com os moradores das novas unidades habitacionais

Participações
O vice-presidente de governo da Caixa Econômica Federal, Paulo Galli, que é jundiaiense, falou sobre o momento econômico que o País atravessa e a importância de se investir em moradia popular. “Os gestores públicos estão sendo chamados a fazer suas escolhas. E a escolha dessa vez foi habitação, graças à parceria do Governo Federal, Estadual e Municipal.”

O secretário estadual de Habitação, Rodrigo Garcia, explicou que, por meio do programa Casa Paulista, o Governo Estadual arca com R$ 20 mil do valor total de R$ 96 mil de cada imóvel. O valor restante é do programa Federal Minha Casa Minha Vida. “É um valor a fundo perdido. Para nós, é uma alegria poder participar da realização do sonho dessas famílias.”

O superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Waldemar Foelkel, o Cabelo, lembrou queesse é o maior programa habitacional já desenvolvido no município. “Entregamos 400 unidades no São Camilo, outras 87 na Vila Ana, bairro que conta com mais 21 apartamentos em construção. Além disso, está em fase de andamento a licitação para cerca de 1.500 unidades no Bairro do Poste, com início de construção previsto para este ano.”

Presenças
Participaram do evento o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Luiz Pavanelli, e ainda os secretários e coordenadores Alan Piccolo (Chefe de Gabinete); André Barros Leite (Comunicação); Daniela da Camara Sutti (Planejamento e Meio Ambiente); José Renato Polli (Educação): Jamil Yatim (DAE); Jean Camoleze (Cultura); José Roberto Ferraz (comandante da Guarda Municipal); Liráucio Tarini Junior (Relações Institucionais); Mary Fornari (Gestão de Pessoas); Valéria Silveira de Oliveira (Agricultura, Abastecimento e Turismo); Luis Carlos Casarin (Saúde); Vitor Machado (Coordenadoria do Trabalho); Marilza Campos (Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres). E também os vereadores Gérson Sartori, Eliezer Barbosa da Silva, José Dias e Márcio Pentecostes.

Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio