FUMAS | https://fumas.jundiai.sp.gov.br

Prefeitura inicia as obras da “nova” Vila Ana

Publicada em 31/10/2013 às 08:28

Falando em nome da comunidade da Vila Ana, a moradora Creusa Belisário de Souza afirmou que deve-se fazer “de cada dificuldade um tijolinho na construção de seu sonho” e foi aplaudida no ato de início das obras dos primeiros 63 apartamentos de um total de 108 unidades que vão concluir a urbanização do bairro, realizado na manhã deste sábado (26).

Quando iniciamos este trabalho eu estava na Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), em 1993, e as condições eram precaríssimas. A gente não conseguia nem dormir pensando na solução”, comentou o prefeito Pedro Bigardi, destacando que ao longo do tempo foram iniciadas as moradias. Serão 16 prédios de 3 a 4 andares com apartamentos de dois dormitórios e vaga na garagem. A primeira etapa está prevista para ser concluída em 12 meses, com investimentos de R$ 3 milhões do governo federal e R$ 5 milhões da Prefeitura.

O prefeito Pedro Bigardi afirma que a conquista da moradia é da comunidade: história e rede social

O prefeito Pedro Bigardi afirma que a conquista da moradia é da comunidade: história e rede social

Mas as intervenções não devem ficar apenas no campo da moradia. O prefeito também afirmou que outras medidas estão em estudo como uma área de lazer. “Vamos acelerar a segunda etapa e garantir a urbanização completa desse bairro que tem muita gente boa”, afirmou.

A uma pequena distância, a unidade de saúde da família PSF Vila Ana estava aberta com um mutirão de mamografias da campanha contra o câncer de mama Outubro Rosa. E atividades da Secretaria Municipal de Cultura também estão programadas, em parceria com a rede social do bairro fomentada pelo Senac Jundiaí.

“Nós começamos na Pastoral do Menor, do Anhangabaú, e hoje somos uma entidade mais autônoma”, comentou a coordenadora da PAIM, que animou o evento com um coral de 40 crianças e adolescentes em canções como o Trem Caipira, de Villa-Lobos.

Para Regina Teixeira Carvalho, que vai morar com a filha em um dos apartamentos da primeira etapa, a expectativa agora é que a construção tenha um bom ritmo. “Já tenho uma irmã que mora em apartamento, vai ser uma nova qualidade de vida. Diziam que não iria acontecer e agora estamos vendo o início da obra”, afirmou.
2

Crianças correm na área onde vai ser iniciada a obra populares: esperança de dias melhores

Tanto o representante da Câmara, o vereador Marcelo Gastaldo, como o superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Rodrigo Mendes Pereira, já tiveram ações relacionadas com a Vila Ana e destacaram isso. “Eu trabalhei com o padre Luiz Marin na organização dos mutirões. Todos sabemos que essa conquista é da comunidade”, destacou Rodrigo.

O evento contou com secretários como Zeca Pires (Casa Civil), Marcelo Lo Mônaco (Escola de Governo), Júnior Aprillanti (Obras), Aguinaldo Leite (Serviços Públicos), Tércio Marinho (Cultura) e representantes como Bruno Brescancini (Comunicação), Joana D´Arc (Recursos Humanos), Marilza Benatti (Iprejun) e Alceu Marestoni (Guarda Municipal).

Também estiveram presentes os vereadores Gerson Sartori (presidente da Câmara), José Adair, Rafael Purgato, Zé Dias e Valdecir Villar.

O sistema de mutirão começou a atuar no bairro, surgido na década de 1960 nas proximidades da atual Rodoviária, em 1994. Até o ano 2000 foram construídas 70 unidades. Em 2008 foram transferidas 36 famílias para outro bairro para a construção de 36 unidades habitacionais.

Um dos destaques do ato de início das obras da etapa final de 108 apartamentos foi a ênfase de garantir a permanência dos moradores em sua própria vizinhança atual, que inclui até uma vista para a Serra do Japi.

“Teremos mais boas notícias da habitação popular em breve”, comentou o secretário José Carlos Pires, da Casa Civil. Antes de sair, o prefeito Pedro Bigardi e a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi pararam para atender a pedidos de fotos e também do cinegrafista Magoo, que produz materiais da associação dos moradores do bairro.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman

 


Link original: https://fumas.jundiai.sp.gov.br/2013/10/prefeitura-inicia-obras-vila-ana/