Fumas se reúne com moradores do São Camilo

Representantes da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem) se reuniram com mais de 30 moradores do Jardim São Camilo na tarde desta segunda-feira (20) na Associação Pio Lanteri.

Moradores do São Camilo acompanham apresentação da Fumas e Senac

No encontro foram apresentadas as ações do Plano de Desenvolvimento Local desenvolvidas desde novembro e que fazem parte do Projeto de Urbanização do bairro. “Essas iniciativas preparam os moradores para o impacto que a comunidade vai sofrer com a aplicação do Plano de Desenvolvimento”, explica Lucelena Rodrigues, diretora de Ação Social da Fumas.

Desde dezembro, o Senac deu início as capacitações com servidores da Prefeitura de Jundiaí e líderes comunitários, inclusive para os que atuam no bairro com o objetivo de desenvolver ações de forma articulada. “Agora demos o início de divulgação para os moradores e lideranças”, explica Lucelena.

Etapas
Segundo o coordenador de Negócios Educacionais do Senac, Robert dos Anjos, as oficinas realizadas pela instituição são divididas em três etapas. O primeiro encontro feito em dezembro foi destinado para os servidores com o objetivo de reogarnizar internamente antes de sair para a comunidade. “Na próxima etapa essas pessoas capacitadas vão ao bairro para promover diálogos e o Senac estará assessorando no que for necessário”, explica.

A terceria etapa será desenvolver, por meio de cursos, agentes empreendedores para oferecer retorno à economia local. O Senac já traz uma boa experiência nesse tipo de parceria, dentre elas a intervenção na Vila Ana.

Reurbanização
Com o apoio da Caixa Econômica Federal existe o contrato para a construção de 400 moradias no Jardim São Camilo complementando o processo de reurbanização. A obra deve ficar pronta em 18 meses e contempla a construção de 400 moradias populares. O empreendimento de apartamentos terá 25 torres de quatro andares, divididas em dois conjuntos: Residencial São Camilo I e II.

Por Kadija Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida