Gestão de Riscos discute ações de prevenção

Os membros do Comitê de Gestão de Riscos estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (7), na Sala de Situação da Prefeitura de Jundiaí, para apresentar um balanço das ocorrências e ações realizadas após o período de chuva, nesse final de semana – principalmente sábado (4). O encontro também definiu medidas preventivas que serão desenvolvidas com o intuito de garantir a segurança da população.

Balanço e novas medidas preventivas entraram na pauta

O comitê foi criado pelo prefeito Pedro Bigardi, no final do ano passado, com o objetivo de promover a articulação de todos os setores da administração e de órgãos de segurança da cidade, além de representantes da DAE e Fumas, nestas situações de risco.

No balanço apresentado, foi possível identificar que a chuva atingiu o município de forma bastante atípica, como mostraram os diferentes índices registrados num mesmo momento. Na região do bairro Agapeama, foram registrados 30 mm, enquanto no Anhangabaú foram constatados 27 mm. Contudo, nas regiões consideradas de risco, os registros acusaram apenas 3,5 mm. Os dados são da Defesa Civil, que está sob a coordenação do coronel Eduardo Luiz Carbonari – também responsável pelo Comitê de Gestão de Riscos.

Durante as visitas constantes às áreas de risco, as equipes da Defesa Civil e das secretarias de Serviços Públicos e Obras ficarão atentos à ocorrência de problemas como construção irregular de cômodos em imóveis e obstrução da passagem de água das chuvas, além de descarte de lixo e restos de móveis em terrenos próximos às galerias. Relatos de ligações clandestinas de águas pluviais na tubulação exclusiva para coleta do esgoto também serão apurados.

Neste sentido, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Comunicação Social, também já prepara uma campanha de conscientização. A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), que já mantêm contato mais frequente com as famílias dentro ou próximas das áreas de risco, vão colaborar neste trabalho.

Mensagem
Ao final do encontro, o secretário José Carlos Pires fez considerações acerca dos primeiros dias de atividade do Comitê Gestor de Riscos e elogiou que as ações estejam acontecendo dentro do esperado. “Até fiz um teste, convocando esta reunião por meio do envio de mensagem eletrônica e vejo que deu resultado”, brincou. As mensagens via telefone celular, inclusive, são uma das ferramentas utilizadas pela Defesa Civil para informar os moradores das áreas de risco e, com isso, minimizar possíveis danos por ocasião de temporais.

O Comitê de Gestão de Riscos é formado por Eduardo Luiz Carbonari (Defesa Civil), Lázaro Aparecido da Silva (Fumas), José Cláudio Decico Júnior (Secretaria de Obras), Cláudio Ferigato (Guarda Municipal), Joana de Cássia Prudêncio (Semads), Marcelo de Oliveira Cardoso (Serviços Públicos), Adyr Augusto da Silva Bastos (Secretaria de Saúde), Regina Romão (Secretaria de Transportes), Elizeu Fabri de Camargo (DAE), Eli José Tavares (Corpo de Bombeiros), Wesley Albano Ferreira (12º GAC) e Emerson Leite (Secretaria de Comunicação Social).

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman