Fumas: Moradores se emocionam ao receber escrituras

Pedro Bigardi: “documento representa a grande vitória de cada morador”

A dona de casa Regina Gomes da Silva, 39 anos, não conseguia conter as lágrimas ao pegar a escritura do seu imóvel localizado no Parque Residencial das Flores, na Vila Comercial. Ela e outros 53 donos de imóveis receberam o documento na manhã deste sábado (15) em ação promovida pela Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) com a presença do prefeito Pedro Bigardi.

Os imóveis estão localizados no Parque Residencial das Flores, na Vila Comercial e no Vila da Pedra Bela, na Vila Jundiainópolis.

“São anos de luta e esse documento representa uma vitória, uma conquista, por isso que me emociono”, conta Regina, ao dizer que agora poderá, finalmente, pintar a sua casa. “Antes a gente tinha medo de perder, mas agora posso dizer que é minha.”

No fim de 2013, o prefeito Pedro Bigardi anunciou a conclusão da regularização fundiária de 53 imóveis em dois empreendimentos sociais: 35 lotes na Vila Comercial e 18 casas na Vila Jundiainópolis. A ação beneficiou mais de 200 pessoas.

O processo do Parque Residencial das Flores está em andamento desde 1996, e o da Vila da Pedra Bela desde 2003. Mas em 2013, graças a uma ação conjunta entre a Fumas, a Secretaria de Obras e a Secretaria de Negócios Jurídicos foi possível concluir a regularização. Este processo permitiu a entrega das escrituras aos moradores.

“A gente fica muito feliz, pois sabemos que essas escrituras são a conquista dos moradores e eu conheço a luta de perto de cada um”, afirma o prefeito ao dizer que a regularização fundiária é uma das ações prioritárias do governo e está prevista no Programa de Metas 2013-2016, dentro do projeto de Reforma Urbana e Habitação.

O chefe do Executivo também divulgou alguns números de projetos habitacionais que beneficiarão várias regiões da cidade e citou exemplos como a reurbanização do Jardim São Camilo com a construção de 400 unidades habitacionais, a última etapa da mesma ação na Vila Ana e comunicou das mais de 1 mil casas previstas para o Jardim Novo Horizonte e outras 1 mil para a região do Engordadouro.

Regina recebe das mãos do vereador José Dias a escritura da sua casa

Para o superintendente da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira, este sábado foi um momento histórico para os moradores das vilas Comercial e Jundiainópolis.

“É claro que a participação do governo é fundamental para esse desfecho, mas os moradores são os principais atores dessa luta que está chegando ao fim e com a vitória”, diz.

Rodrigo diz que o governo consegue configurar uma política habitacional em Jundiaí firmada no tripé: produção habitacional de baixa renda, urbanização e regularização fundiária.

Serviço
Os moradores que não puderam comparecer na entrega das escrituras devem procurar a Fumas localizada na avenida União dos Ferroviários, 2222, Centro. Os telefones de contato são (11) 4583-1722 ou (11) 4583-1718.

Kadija Rodrigues
Foto: Alessandro Rosman