Habitação: Prefeitura anuncia construção de 1.488 moradias

O prefeito Pedro Bigardi anunciou nesta sexta-feira (21) a construção de 1.088 moradias sociais no Jardim Novo Horizonte. A ação faz parte do projeto de urbanização do bairro, desenvolvido pela Fumas (Fundação Municipal de Ação Social). Serão investidos R$ 103 milhões, sendo R$ 82,6 milhões em recursos do governo federal e R$ 20,4 do governo estadual.

Somando aos recursos anunciados no ano passado para a reurbanização do Jardim São Camilo, a Prefeitura de Jundiaí já conquistou R$ 140 milhões para a construção de 1.488 novas moradias populares.

O prefeito Pedro Bigardi anunciou novos recursos conquistados para a área da habitação

“Estivemos nesta quinta no Palácio dos Bandeirantes, na cerimônia em que o governador Geraldo Alckmin oficializou os recursos do Estado por meio do Programa Casa Paulista, para complementação das verbas do Minha Casa Minha Vida, do governo federal”, destacou o prefeito Pedro Bigardi. “Com isso, vamos poder dar início, em algumas semanas, à construção das 400 moradias no Jardim São Camilo e, em aproximadamente três meses, devem começar as obras no Novo Horizonte.”

O superintendente da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira, explicou que metade das 1.088 moradias do Novo Horizonte será destinada para a demanda em geral do município, para famílias cadastradas com renda de até R$ 1,6 mil, e a outra metade para reassentamento de famílias do próprio bairro, que devem ser remanejadas no projeto de urbanização.

Bigardi e Alckmin: governo do Estado confirmou repasses na quinta-feira

“Estamos preparando a regularização fundiária do bairro e para isso teremos de abrir algumas ruas. O projeto vai dar o título de propriedade aos moradores”, explica Rodrigo.

Projetos

No Novo Horizonte, as 1.088 moradias serão divididas em 68 torres, de 4 andares, com 16 apartamentos cada. A área total de cada moradia é de 51,5 m² e a área útil de 44,9 m². A Prefeitura de Jundiaí fez a doação do terreno, que fica entre a avenida Henrique Brunini e a alameda Cesp. A previsão da Fumas é de que as obras comecem daqui a três meses.

As obras no Jardim São Camilo, já anunciadas no fim do ano passado, aguardavam apenas a liberação dos recursos pelo Governo do Estado, que ocorreu nesta quinta (20). A área do empreendimento é de 32 mil m², na avenida Giustiano Borin e contará com 25 torres também de 4 andares cada. Os apartamentos terão 50 m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. O valor do contrato é de R$ 37,7 milhões, sendo R$ 27,7 milhões em recursos do governo federal e o restante do governo estadual. A Construtora e Incorporadora Faleiros é a responsável pelas obras.

Por Niza Souza
Foto: Paulo Grégio e Alessandro Rosman