São Camilo: Obras de 400 unidades habitacionais são iniciadas

A manhã deste sábado (17) marcou um novo capítulo na história do Jardim São Camilo. Em evento que contou com a presença de moradores, o prefeito Pedro Bigardi anunciou o início das obras de 400 unidades habitacionais, na rua Giustiniano Borin. O projeto é destinado às famílias do próprio bairro, que hoje vivem em áreas de risco ou recebem auxílio aluguel. O valor total do investimento é de R$ 37,791,938,65. Desse recurso, R$ 27,7 milhões são do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal; e R$ 10 milhões do Casa Paulista, do Governo do Estado.

apartamentos_sao_camilo_D6g

Prefeito conversou com moradores sobre detalhes do projeto

A previsão é de que os apartamentos, provisoriamente chamados de Residencial São Camilo I e II, sejam concluídos em 18 meses. Os imóveis terão sala, cozinha, dois quartos e banheiro em um espaço de 50 metros. A área total do empreendimento é de 32 mil m² e cada unidade é avaliada em R$ 94,5 mil. “Essa é uma grande conquista do povo desse bairro, que tanto lutou por isso e esperou pelo projeto por 30 anos. Nossa intenção é fazer o melhor para essa população e dar qualidade de vida a todos”, comentou o prefeito Pedro Bigardi.

O chefe do Executivo lembrou ainda que a Prefeitura já está procurando outro terreno na mesma região para a construção de outro conjunto habitacional. “As pessoas poderão pagar de acordo com a renda. A exemplo de bairros como Vila Ana, Jardim Tamoio e Jardim Novo Horizonte, que também contam com projetos semelhantes, o São Camilo vai ganhar novas condições.” Além disso, o prefeito lembrou que o córrego da Vila Joana, que passa pelo bairro, foi canalizado pela Secretaria de Obras. “Vamos investir em habitação e infraestrutura.”

Segundo o superintendente da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), Rodrigo Mendes Pereira, o projeto será realizado em etapas. Nesta primeira, além da construção dos apartamentos, está previsto o alargamento de vielas e abertura de novas ruas. “Esse dia é considerado um marco para todos nós, pois sela o pacto do início efetivo do projeto de reurbanização. Tudo está sendo discutido com a população do bairro, que tem acompanhado nosso trabalho de perto.”

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Habitação, Marcos Rodrigues Penido; do superintendente da Caixa Econômica Federal, Henrique Parra Parra; do presidente da Câmara, Gerson Sartori; de secretários do governo municipal; além de vereadores.

As crianças do projeto Cirandar, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por meio da diretoria de Ação Comunitária, realizaram apresentação para o público.

apartamentos_sao_camilo_D4g

Obras foram iniciadas neste sábado (17) e serão concluídas em 15 meses

Mudança
Escolhida como porta-voz dos moradores do bairro, a aposentada Teresa Molmelstet não escondeu a emoção. “Estou muito feliz. Esperei muitos anos por esse momento”, comentou ela, que hoje vive em área de risco, na região da rua José Maria Whitaker. Para ela, que deve ser uma das beneficiadas com o projeto, poder continuar no bairro é importante. “Não gostaria de sair da minha casa e ir para longe. Quero ficar perto dos meus filhos e netos e sei que agora será possível.”

O presidente da Associação de Moradores do Jardim São Camilo, Clodoaldo Ferreira Dias, destacou que assim como Teresa, toda a população do bairro está ansiosa pela obra. “Aguardamos muitos anos por isso. É um sonho realizado.”