Prefeitura lança novo sistema de cadastro para habitação

simih1

Nesta terça-feira (5), o prefeito Pedro Bigardi participou do lançamento do Sistema Municipal de Informações Habitacionais (SIMIH), na sede da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas).

O SIMIH, desenvolvido pela Cijun, é um sistema para realização do cadastro ou atualização cadastral dos interessados em participar dos empreendimentos habitacionais realizados pela Prefeitura de Jundiaí. “A Fumas vem realizando um excelente trabalho na habitação social e encontrou um recurso moderno de atualizar os dados de todos os munícipes. De forma planejada, o sistema permite analisarmos onde estão as maiores necessidades em Jundiaí”, destacou Bigardi.

simihtati

SIMIH permite que o Poder Público tenha conhecimento, de toda população que necessita de habitação de interesse social em Jundiaí, por faixa de renda, pessoas com deficiência, idosos, índice de coabitação, vulnerabilidade social, tempo de moradia no município, entre outros requisitos.

“Temos mais de 20 mil famílias cadastradas na Fumas, mas não possuímos informações amplas, como renda, número de familiares, onde moram atualmente. Com a atualização cadastral teremos indicadores e dados para definirmos uma estratégia da construção das habitações na cidade. Dessa forma, teremos uma transformação social”, explicou o superintendente da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira.

Como cadastrar
As famílias interessadas devem clicar em “Cadastro de Habitação“. Devem morar em Jundiaí, não possuir nenhum imóvel e ter renda de até dez salários mínimos. O prazo para efetuação do cadastro são seis meses, a partir desta terça-feira (5).

Todos os munícipes que já possuem cadastro permanente devem atualizar seus dados pelo site. Caso os dados cadastrais estejam desatualizados, o interessado poderá ficar fora dos sorteios das habitações.

simih2

Prefeito participa do lançamento do SIMIH

De acordo com o diretora e Habitação da Fumas, Tatiana Reis Pimenta, existem vários tipos de cadastro. “São cadastros para quem precisa de uma habitação, para quem tem uma moradia em condições de vulnerabilidade e para munícipes que têm uma habitação e precisam da regularização. O cadastro permite, ainda, que a Fumas descubra quais são os vazios urbanos na cidade para implantar a política de habitação.”

Projeto intersetorial
A novidade ainda permite que relatórios sobre as famílias sejam gerados em outras áreas. “Estamos em parceria com as secretarias de Saúde e de Transportes. O sistema atualiza o endereço das famílias e pode mostrar quais as necessidades na área da saúde ou qual trajeto utilizam o transporte público. O SIMIH pode ainda gerar mapas de meio ambiente e dos núcleos pela renda”, completa Tatiana.

Luiza Ronchi
Foto: Alessandro Rosman