Novo passo para regularização do Parque dos Ingás

A manhã dessa quarta-feira (26) foi de felicidade para 110 famílias moradoras do Parque dos Ingás. Isso porque a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e a DAE assinaram documento que representa um novo passo para a regularização dos imóveis do bairro.

A propriedade do terreno no qual estão essas residências foi passada da DAE para a Fumas. A partir de agora, a Fundação trabalhará para garantir que os moradores tenham os títulos de propriedade. “Para nós é uma vitória poder participar desse momento. Esperamos ansiosamente por 18 anos e apenas agora vimos vontade política para resolver a questão”, comentou a moradora Solene Carvalho.

doacao_terreno_dae_fumas_pq_ingas_P_40G

Assim como ela, o também morador Valdir Lira comemorou. “Sabemos que esses imóveis são nossos, mas não temos um documento para comprovar. Só temos a agradecer. É uma grande conquista”, disse ele, destacando que as famílias moradoras do bairro elegeram uma comissão com 10 pessoas para acompanhar os trâmites.

De acordo com o superintendente da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira, os moradores do Parque dos Ingás residiam na região da represa da DAE no passado. E, por conta de melhorias na represa, as famílias foram removidas para que o local fosse alagado para a expansão da represa.

A DAE construiu as casas no Parque dos Ingás e os lotes foram regularizados em 2012. No entanto, como o terreno ainda estava em nome da DAE, não foi possível dar a posse dos imóveis aos proprietários. “A DAE não tem status legal para realizar esse trâmite. Por conta disso, houve a doação do terreno. Agora, a Fumas cuidará de todo esse processo de regularização. Todas as famílias serão cadastradas.”

A doação do terreno é prevista na lei 7060/2008. Para Rodrigo, esse momento é de felicidade. “Essa será a garantia de que o Parque dos Ingás estará totalmente regularizado e os munícipes terão direito à propriedade. Vamos apoiar a todos nesse processo de regularização.”

Ele lembrou ainda que o governo Pedro Bigardi tem trabalhado para conceder o título de propriedade a quem tem direito. “É um grande esforço da atual administração. Quando iniciamos o trabalho, há quase dois anos, muitos processos estavam parados. E o governo está lutando para mudar isso.”

Também participou da reunião para assinatura do termo de doação o diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim.

Terreno pertence a DAE e foi doado a FUMAS