Crianças desenham o Novo Horizonte em evento da Fumas

Crianças-do-bairro-participaram-da-atividade-neste-sábado-7-720x522

Uma casa com árvore e flores, a rua e os carros. Apesar de não ter uma árvore no quintal, é assim que a pequena Camila Vitória, de 9 anos, desenhou o bairro onde vive, o Jardim Novo Horizonte, durante oficina
promovida pela Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), em parceria com a Secretaria de Cultura, na manhã deste sábado (7).

“Eu queria ter uma árvore em casa. Mas carro tem muito aqui”, explicou Camila, que nasceu no bairro e é aluna da Emeb Ivo de Bona. Ao seu lado, Heloísa Pasqualini, de 10 anos, ainda estava em dúvida sobre o que desenhar. A proposta da oficina é eleger o desenho mais bacana para ilustrar as placas de selagem que serão colocadas em frente às casas nas áreas de submoradias do bairro. “Vai ser legal se meu desenho for escolhido”, disse Heloísa.

Antes de as crianças começarem a desenhar, o ator Ademilson Francisco e a geógrafa Natália Pereira de Oliveira contaram, de forma lúdica, um pouco sobre a história da formação do bairro, que também é conhecido como Varjão. “Eu dei aula aqui no bairro e fiz o trabalho de conclusão de curso sobre a história do bairro, que foi construído sobre os trilhos de uma linha de trem que passava por aqui. A ideia de contar essa história é inspirar as crianças para desenhar”, contou Natália.

A assistente social da Fumas, Juliana Hashiguchi, explicou que essa atividade faz parte do processo de urbanização do bairro. Também estão sendo realizados fóruns com lideranças e em breve serão promovidas reuniões setorizadas com a comunidade para informar sobre o cadastro. “A ideia é criar um sentimento de pertencimento, incluir os moradores nesse processo”, destacou Juliana.

O Jardim Novo Horizonte passará pelo processo de abertura de pelo menos 35 vias, entre a rua Oito e a Estrada Municipal do Varjão. Por isso, diversas famílias serão reassentadas nas novas unidades habitacionais que estão sendo construídas no bairro. Ao todo, serão 1.088 moradias.

Niza Souza
Fotos: Dorival Pinheiro Filho