Fumas amplia ação de Leitura em centros de distribuição alimentar

Publicada em

Lançado no último dia 13 de março com as crianças do Jardim Sorocabana, o Programa Leitura, iniciativa da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), ganhou asas ao abrir as portas da literatura infantil para mais 40 crianças da cidade – todas beneficiadas com a sopa servida gratuitamente todos os dias no Centro Comunitário do Parque Centenário. Assim, na manhã desta sexta-feira (27), o “Caixa de Leitura”, como é chamado, ganhou mais um espaço, um cantinho enfeitado e colorido onde reinam soberanas letras e palavras – lugar de aprender e conviver.

Por ali, 200 exemplares compõem a pequena biblioteca. São livros infantis, gibis, cadernos de desenho e pintura. Agora, além da sopa, as crianças podem levar um livro para casa junto da sobremesa que também ganham.

FUMAS1

Para lançar o programa no Parque Centenário, foi escalado praticamente o mesmo time da Fumas que esteve no Jardim Sorocabana. As técnicas em nutrição Raquel Semiramis César e Silvia Helena Donizete de Lima dividiam a atenção e o carinho delicado a cada pequeno com a contadora de histórias Maria das Marcês Azevedo, que por quase uma hora hipnotizou a criançada, recebendo em troca doses generosas de sorriso e afeto.

“As crianças estão pegando o espírito da coisa, estão realmente entendo o significado da história”, conta Mercês, que se utiliza de uma pintura inacabada de árvore para dar sentido às histórias. “As crianças colocam a mão na massa, e me ajudam a finalizar a pintura da árvore. Com isso, tento mostrar que um mais um é sempre mais que dois. Que a amizade e o companheirismo são riquezas das mais valiosas. E as crianças amam interagir, e levam esses conceitos com elas”, contou a voluntária, apontando para os três pilares de uma vida feliz: ser amado, ser reconhecido e ser elogiado.

O controle da saída e devolução dos livros ficará a cargo de três mães voluntárias, que já atuam no Centro Comunitário em dobradinha com as agentes da Fumas. A próxima região que deverá receber a Caixa de Leitura da Fumas será o Jardim Santa Gertrudes, em data a ser definida.

FUMAS2

O pequeno Enzo Gabriel, de 2 anos, se agitava alegre entre o colo do pai, o jovem Douglas Henrique Gomes, de 23 anos, e o carrinho de neném estilizado em forma de carro de gente grande.
Douglas conta que é autônomo e, por isso, acaba passando a maior parte do tempo com o filho, vendo de perto o desenvolvimento do pequeno, graças, em parte, à sopa da Fumas que o filho toma todos os dias. “O café da manhã dele é a sopa que é servida aqui. Ele gosta muito. E depois, ainda ganha fruta de sobremesa.”

Naquele momento, a mulher de Douglas, Luana, enfrentava o vai e vem do trânsito atrás do volante do carro da padaria do bairro, onde entrega pães e confeitos de encomenda para empresas. Há sete anos juntos e tendo Enzo como único filho, o casal sabe que seria muito mais apertado para o orçamento familiar caso não pudessem contar com o apoio do programa de Suplementação Alimentar da Fumas.

Thiago Secco
Fotos: Dorival Pinheiro Filho