Prefeitura em Ação: habitação é destaque na Zona Leste

Os moradores do Jardim São Camilo vão contar ainda com mais mudanças no bairro a partir de setembro deste ano. Dando continuidade ao programa Prefeitura em Ação na Zona Leste, o prefeito Pedro Bigardi, acompanhado de secretários e vereadores, visitou as obras das 400 unidades habitacionais na avenida Giustiniano Borin, na manhã desta segunda-feira (27).
“Essa é uma obra de qualidade e faz parte do processo de reurbanização. Não estamos tirando as pessoas do bairro onde vivem, mas estamos proporcionando melhor qualidade de vida e realizando um trabalho social junto a isso”, explica o prefeito.

obras_apartamentos_sao_camilo_P_-300G

Vão ocupar o local 100 famílias que saíram do bairro e hoje vivem com o auxílio-aluguel em outros bairros da cidade e ainda outras 300 que sairão de suas casas por conta do novo sistema viário a ser implantado em breve.

O tapeceiro Aguinaldo Mingoti está ansioso para se transferir para o novo apartamento com a família. “Meus pais também virão para cá em um apartamento vizinho. Gostamos do espaço, bem organizado e bonito”, disse.

Os apartamentos têm 45 m², com sala, cozinha, banheiro, dois dormitórios e área de serviço. Além disso, há uma sacada com 1 metro e meio quadrado. Todos foram preparados pensando na acessibilidade. “Os moradores vão continuar usando os mesmos equipamentos públicos e o conjunto ainda habitacional conta com dois centros comunitários, ciclofaixa e paisagismo”, pontua o superintende da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Waldemar Foelkel.

O sistema viário vai ligar a parte baixa do bairro à parte alta. Será iniciado na rua Ângelo Riveli, no Jardim da Fonte, e chegará até a Pedro Ravaiane. Estão previstas ainda uma academia ao ar livre e uma praça. Além disso, em dezembro de 2013, foi inaugurada a nova Unidade Básica de Saúde no bairro.

O investimento total dos apartamentos é de R$ 38,4 milhões. Desse valor R$ 30,4 milhões do Governo Federal e R$ 8 milhões do Governo Estadual. A abertura do sistema viário no bairro custará cerca de R$ 17 milhões, sendo R$ 15 milhões do Governo Federal e outros R$ 2 milhões de contrapartida do município.

Estiverem presentes os secretários: de Esporte e Lazer, Cristiano Lopes; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti; de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Rita de Cássia Marchiore; o diretor presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco; o presidente da Iprejun, Eudis Urbano; o Comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada do Município, José Carlos Pires; o diretor presidente da DAE, Jamil Yatim; a titular da Coordenadoria do Idoso, Claudia Sartori; os assessores Alan Piccolo e Liráucio Tarini Júnior, além dos vereadores José Dias, Márcio Pentecostes, Gerson Sartori e o superintendente regional da Caixa, Henrique Parra Parra.

O programa Prefeitura em Ação na Zona Leste continua nesta segunda-feira (27). Às 18h será realizada a apresentação do novo ônibus do itinerário Centro – Ivoturucaia e anunciada a pavimentação da Estância Alpina. Ambos ocorrem na Paróquia Santo Antônio de Pádua, na avenida José Mezzalira, 5247, no Ivoturucaia.