Aglomeração Urbana conhece Plano de Habitação de Jundiaí

reuniao_AUJ_Fumas_c_7_G

O superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Waldemar Foelkel, recebeu, nesta quarta-feira (10), representantes das cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) ligados à questão da habitação social,

O encontro teve como objetivo apresentar o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) e a Política Municipal de Habitação aplicada pela fundação na cidade. “Essa é uma troca de experiência e aprendizado fundamental entre os municípios. Mostra o empenho de todos na mobilização para achar uma solução na habitação popular”, comenta Foelkel.

A assessora de habitação, Tatiana Reis Pimenta, destacou que, com o Plano, é possível saber onde há necessidade de implantação de habitação de interesse social, onde estão as famílias, nortear parcerias com a iniciativa privada e diagnosticar a realidade do município.

“O resultado desse estudo possibilita o planejamento de ações no campo da habitação, articulação de políticas públicas e sociais, além do planejamento territorial urbano e modificações em legislações”, explica.

Tatiana também explanou aos convidados a função do Sistema Municipal de Informações Habitacionais (SIMIH), utilizado para realizar o cadastro ou atualização cadastral dos munícipes interessados em participar dos empreendimentos habitacionais realizados pela Prefeitura de Jundiaí. Atualmente, mais de 39 mil pessoas estão cadastradas no sistema.
“Com a o cadastro temos indicadores e dados para definirmos uma estratégia da construção das habitações na cidade. Dessa forma, teremos uma transformação social”, completa a assessora.

Estiverem presentes na reunião o secretário de Obras de Várzea Paulista, Josué Santana; o representante do Conselho Municipal de Habitação de Jundiaí, Vitor José Teles; o diretor da Secretaria de Obras de Cabreúva, Nilton Andrade; a coordenadora da Fundação de Habitação (FUMHAB) de Louveira, Adriana Corrêa; e o diretor de Habitação Social de Campo Limpo, Murilo Martins Dias.