Fumas e Defensoria visitam núcleos de submoradia

O superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Waldemar Foelkel, acompanhado da equipe técnica do órgão, recebeu representantes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (24). Com objetivo de apresentar as realizações da Fumas nos núcleos de submoradia, o grupo passou pelos bairros Jardim São Camilo, Retentém e Jardim Santa Gertrudes.

Fumas-e-Defensoria-Publica-visitam-bairros_c_22_G

Projetos e ações da Fumas foram apresentados à Defensoria

“Convidamos também para as visitas juízes que julgam causas de habitação e o Ministério Público. Queremos apresentar o trabalho da Fumas e que eles conheçam a realidade dos núcleos”, explicou Foelkel.

No Jardim São Camilo o grupo conheceu o projeto de reurbanização do bairro, além das obras das 400 unidades habitacionais, na avenida Giustiniano Borin. Vão ocupar o local 100 famílias que saíram do bairro e hoje vivem com o auxílio-aluguel em outros bairros da cidade e ainda outras 300 que sairão de suas casas por conta do novo sistema viário a ser implantado em breve.

Já no Retentém, um loteamento irregular de baixa renda onde vivem aproximadamente 100 famílias, a equipe conheceu o projeto que a Fumas assumiu. “Esse é um bairro que precisa ainda de infraestrutura e não apenas melhoria na questão de habitação. A Fumas iniciou um trabalho aqui junto com outras secretarias”, explicou a assessora de Habitação Social, Tatiana Reis Pimenta.

Por último, visitaram a área verde no Jardim Santa Gertrudes, onde vivem mais de 100 famílias também auxiliadas pela Fumas na questão habitacional, atendimento familiar e por meio do programa de suplementação alimentar.

Fumas-e-Defensoria-Publica-visitam-bairros_c_12_G

Fumas avança na habitação social

Defensoria
A instituição fornece aos cidadãos necessitados a orientação jurídica e promove a igualdade dos direitos humanos, além da defesa judicial dos direitos individuais e coletivos.

De acordo com coordenador regional da Defensoria Pública, Fábio Jacyntho Sorge, as visitas servem como forma de conhecimento das ações da Fumas, além de análise das demandas da comunidade. “Vemos o quanto a Fumas está avançando e o quanto ainda há para fazer. Além desse intercâmbio da Defensoria com a Fundação, auxiliamos na negociação com a população”, disse.

Também estiveram presentes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a coordenadora do Centro de Atendimento Multidisciplinar, Rosely Galvão, psicóloga, Ariane Goim Rios e assistente social, Lorena Laíza Veiga Silva.

Luiza Ronchi
Fotos: Cleber de Almeida