Fumas encerra ciclo de bate-papo com as comunidades

Publicada em

A noite de segunda-feira (27) foi de conversa e troca de conhecimentos durante o evento “Bate-Papo Com a Fumas“, realizado no Centro Comunitário Dom de Maria, do Jardim Tamoio. A reunião encerrou o ciclo de nove encontros, promovidos pela Fundação, que reuniram mais de 500 pessoas em bairros como Vila Ana, Jardim Fepasa, Parque Centenário, Jardim Novo Horizonte, Jardim São Camilo, Jardim Santa Gertrudes, Jardim Sorocabana e Vila Rui Barbosa.

Comandados pelo superintendente da Fundação, Waldemar Foelkel, o Cabelo, e pela assessora de Habitação, Tatiana Reis Pimenta, as reuniões contaram com informações sobre o Plano Local de Habitação e Interesse Social (PLHIS), Plano Diretor, Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e regularização fundiária. Ao final de cada apresentação, os moradores puderam realizar questionamentos.

“A proposta de levar essas informações aos bairros faz parte do Plano Diretor Participativo, elaborado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Dentro dele está o Plano de Habitação, da Fumas. É importante que a população conheça esses temas e possa opinar”, esclareceu Cabelo.

fumas_moradores_tamoio_D6g-720x508

Conversa com a comunidade foi realizada nesta segunda, no Tamoio

 

O superintendente destacou que a atual administração tem realizado um intenso e amplo trabalho relacionado à habitação. Ele lembrou que estão em construção 1.088 unidades habitacionais no Jardim Novo Horizonte; 400 no Jardim São Camilo; e outras 108 na Vila Ana. “Estamos avançando. A ideia é reduzir nosso déficit habitacional.”

A assessora da Fumas, Tatiana Pimenta, mostrou à população informações importantes, como a falta de Zonas Especiais de Interesse Social, as ZEIS, na cidade. De acordo com ela, diversas áreas serão indicadas pela Fundação no Plano Diretor Participativo. “Hoje, infelizmente, Jundiaí não conta com essas áreas demarcadas. Estamos trabalhando para mudar essa realidade e aproveitar vazios urbanos, principalmente em áreas mais centrais, com infraestrutura consolidada.”

Tatiana mostrou também que Jundiaí conta hoje com 7 mil famílias vivendo nos chamados “assentamentos precários” e essas moradias estão em bairros como Tamoio/Balsan, Jardim Novo Horizonte, Vila Ana e Jardim São Camilo. Atualmente, segundo ela, o déficit habitacional do município é de 12.627 domicílios, o que daria 1,5 milhão de metros quadrados de terreno e um investimento de mais de R$ 1,3 bilhões.

Participação
As informações levadas pela Fundação foram bem recebidas pelos cidadãos que estiveram no encontro. “São detalhes interessantes, que nem sempre chegam até nós. É um novo passo para estreitar a relação entre a comunidade e a Fumas”, comentou Fabiana Tavares, moradora da Agapeama.

Assim como ela, Maria Teresa Vieira de Souza, moradora do Balsan, destacou que a reunião foi esclarecedora. “Foi ótimo participar. Pudemos tirar várias dúvidas e conhecer o que está sendo feito na questão da habitação.”

Quem também marcou presença foi o vereador Márcio Pentecostes, o Márcio Cabeleireiro, que elogiou a iniciativa da Fumas. “É uma discussão enriquecedora. A questão das ZEIS, principalmente, é de interesse de toda a população de baixa renda.”

Luana Dias
Foto: Dorival Pinheiro Filho