Fumas apresenta Plano de Habitação a Coordenadoria

Publicada em

A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) apresentou, nesta segunda-feira (3), o Plano Local de Habitação ao responsável pela Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Reinaldo Fernandes.

Além de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido e já está na fase final, o superintendente da Fumas, Waldemar Foelkel (Cabelo), a assessora de habitação, Tatiana Reis Pimenta, e a assessora Pâmela de Souza, ouviram as sugestões de Reinaldo.

reuniao_fumas_coor_deficiencia_P1G

Durante encontro, dados sobre Plano de Habitação foram mostrados

 

As dificuldades das pessoas com deficiência no dia-a-dia foram destacadas e, entre as propostas abordadas, uma delas foi cuidar do entorno dos empreendimentos residenciais para que eles se tornem adaptados à realidade desses cidadãos.

Também foi discutida a porcentagem de unidades destinada às pessoas com deficiência, que hoje é 3%.

Os representantes da Fumas explicaram que estão em construção 1.088 unidades habitacionais no Jardim Novo Horizonte, 400 no São Camilo e outras 108 na Vila Ana. Em todos os casos, houve destinação de apartamentos para pessoas com deficiência e idosos.

Durante o encontro foi mostrado que Jundiaí conta hoje com 7 mil famílias nos chamados “assentamentos precários” e essas moradias estão em bairros como Tamoio/Balsan, Jardim Novo Horizonte, Vila Ana e Jardim São Camilo. Atualmente, segundo levantamento da Fundação, o déficit habitacional do município é de 12.627 domicílios, o que daria 1,5 milhão de metros quadrados de terreno e um investimento de mais de R$ 1,3 bilhões.

IAB
As mesmas informações do Plano Local de Habitação e Interesse Social foram apresentadas à arquiteta Rosana Ferrari, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), no mês de julho.

Além de mostrar o diagnóstico do PHLIS, houve ainda a discussão sobre temas como o convênio para prestação de assistência técnica para famílias de baixa renda, urbanização de assentamentos precários, alternativas de parceria com a iniciativa privada e outras ações de interesse mútuo.

Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio