Fumas avalia situação de casas no Santa Gertrudes

Publicada em

Acesso às residências, infiltrações, fissuras em paredes e pisos, insolação em dormitórios, ventilação e muitas outras questões são avaliadas pela Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), durante o trabalho da confecção do mapa de salubridade do Jardim Santa Gertrudes.

As casas de uma travessa da rua Antônio Tacildo Vion, conhecida como Bananal, estão sendo visitadas e avaliadas. O trabalho faz parte do processo de reurbanização do bairro. Essa primeira etapa inclui, além do mapa, o cadastro das famílias, levantamento socioeconômico, informações sobre a composição familiar, características físicas da moradia e vínculo com a vizinhança.

Atualizacao_Cadastro_A_43g

Condições das residências estão sendo avaliadas durante o processo

 

Após essa fase, a Fundação vai promover no bairro uma oficina de desenho, na qual as crianças vão desenhar como veem o local onde residem. Após isso, uma comissão de moradores vai escolher o mais bonito para estampar as placas de selagem (identificação) que vão ser instaladas em frente às casas.

“Nossa ideia é ter os moradores ao nosso lado durante todo o processo. Eles estão participando de tudo e opinando”, disse a arquiteta e assessora da Fumas, Pâmela Souza, destacando que recentemente a Fundação esteve no bairro, se reuniu com os munícipes e fez um levantamento para saber se a vontade deles é ficar no bairro ou participar de programas habitacionais.

Atualizacao_Cadastro_A_58g

Moradores serão ouvidos durante todo o processo de reurbanização

 

A vontade, quase que unânime, é retratada no bate-papo com cada morador. “Gosto muito daqui, não quero sair. Moro desde 1993, sou amigo da vizinhança”, comentou Miguel Amaral, que se diz feliz com o início do processo de reurbanização. Assim como ele, Sérgio de Oliveira também gosta do local. “Reurbanizar é importante para trazer mais estrutura para quem mora por aqui”, comentou o morador do local há 13 anos.

De acordo com Pâmela, dentro do trabalho da Fumas está também um mapeamento, feito em parceria com a Defesa Civil, que vai mostrar se há necessidade de remoção em áreas de risco geológico. “No final de todo o processo, vamos mostrar o estudo para os moradores, ouvir sugestões e definir os rumos da reurbanização. São eles que irão usufruir desse espaço e por isso devem participar de todos os passos.”

Após a avaliação, que deve ser concluída em cerca de 60 dias, a equipe técnica da Fumas vai elaborar o estudo preliminar do projeto de urbanização contendo questões como a readequação do acesso ao bairro, pavimentação, iluminação pública, contenção de encostas e outros itens serão executados de acordo com a necessidade.

Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman