2º Outubro Rosa: A FUMAS abraça essa causa

Publicada em

Entenda o câncer de mama

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Relativamente são raros os casos antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

A maioria dos caroços da mama são benignos, isto é, não são câncer. O câncer em fase inicial geralmente não apresenta nenhum sinal, só é detectável por algum tipo de exame, principalmente mamografia, e não dói. A doença pode mostrar diversos sinais como vermelhidão, inchaço, coceira, ferida, saída de sangue ou água cristalina pelo bico da mama e presença de algum caroço. Dor em geral aparece em casos mais avançados do câncer.

Algumas dicas para a prevenção

– Histórico familiar (mãe, irmã, tia e/ou avós com câncer de mama).                                                               – Não ter filhos ou ter tido a primeira gravidez em idade avançada.
– Amamentar por um curto espaço de tempo.
– Começar a menstruar muito cedo e parar muito tarde.
– Lesão ou alteração nas mamas.
– Falta de atividades físicas e estar acima do peso.
– Consumo de bebidas alcoólicas.

E você já começou a se cuidar?

Com o apoio de todos é mais fácil combater o câncer.

Cuide de sua saúde. Previna-se!

#SOMOSTODOSROSA

“A FUMAS apoia a prevenção do câncer de mama. Sabemos o quanto é importante o diagnóstico precoce, por isso estamos todos envolvidos nesta campanha”. Waldemar Foelkel – Cabelo.

IMG_20151001_103341311_HDR

IMG_20151001_111317747

DSC00006

Assessoria de Imprensa