Fumas inicia mudanças aos apartamentos do São Camilo

Ao lado dos filhos e do marido, a dona de casa Maria José Nascimento da Silva, de 31 anos, começou vida nova nesta terça-feira (8). Após mais de dez anos em uma casa com condições precárias em área de risco no Jardim São Camilo, ela fez as malas e se mudou para uma das 400 unidades habitacionais dos residenciais Roma e Gênova, entregues pelo prefeito Pedro Bigardi na segunda (7).

01

“Era um sonho. Aqui bato no peito e falo que é meu. Na antiga casa, eu não tinha documentos, não tinha endereço, morava na favela, nem carteiro passava. Esse é o melhor presente que eu poderia receber nesse Dia das Mulheres”, disse, emocionada. Para ela, além de ter o imóvel próprio, agora é hora de criar os filhos em um lugar com estrutura. “É um ambiente diferente, tenho certeza de que aqui a vida será boa.”

Assim como ela, quem também se mudou foi a pensionista Juscelina Brito da Silva, que aos 81 anos conquistou a casa própria. Também em área de risco, ela deixou para trás uma casa que sofria com constantes alagamentos. “Poder entrar em apartamento novo é uma bênção. Espero tudo de bom nessa nova casa”, disse ela, que vai morar com o irmão e um filho, ao lado do cachorro Huck e três passarinhos. “Os animais são parte da família, tinham que nos acompanhar.”

02

Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) destaca que a expectativa é de concluir o trabalho em 60 dias e realizar uma média de sete mudanças diariamente. Cerca de 100 mudanças serão feitas por conta das próprias famílias, que estão em situação de auxílio-aluguel.

À medida em que as famílias saem das antigas casas, uma empresa contratada pela Fumas faz a demolição dos imóveis, para evitar novas invasões. Assim que todo o trabalho for concluído e o entulho removido, um sistema viário será aberto no bairro e ligará a parte baixa do São Camilo à parte alta. “As mudanças estão ocorrendo de maneira tranquila. Os moradores estão muito felizes e ansiosos”, destacou a diretora de habitação da Fundação, Ana Célia Rodrigues Inácio.

CONFIRA AS FOTOS DA ENTREGA DOS 400 APARTAMENTOS

Casa nova
Os apartamentos têm 45m² com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. Os condomínios contam com salão de festas, parque para as crianças, ciclovia, além de garagens.

De acordo com o prefeito Pedro Bigardi, os moradores do São Camilo esperavam por isso há mais de 20 anos. “É uma conquista histórica dos moradores e um sonho realizado para mim. Todos vão se mudar para imóveis de qualidade e não vão sair da região em que residem”, comentou. Os apartamentos ficam na Avenida Giustiniano Borin, no próprio bairro.

As moradias têm aporte de R$ 8 milhões do Casa Paulista (R$ 20 mil por unidade) e R$ 29,8 milhões doMinha Casa Minha Vida. Todas as unidades foram destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 1.600.

Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman