Dia da Cidadania leva serviços e entretenimento à região do Tamoio

Na segunda edição do Dia da Cidadania, a Rede na Comunidade vai levar à região do Jardim Tamoio, neste sábado (16), uma grande gama de serviços, orientação e entretenimento, na Emeb Professora Judith Almeida Curado Arruda , que fica na rua José Seckler Machado, 500, bairro Cidade Nova, das 9h às 16h.

A ação é organizada pela Rede Intersetorial do Jardim Tamoio, com apoio da Prefeitura, e tem a participação de vários órgãos municipais, estaduais e federais, além de entidades sociais. Já estão confirmados o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Tamoio, Unidade Básica de Saúde (UBS) Tamoio, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, escolas municipais, escolas estaduais, Secretaria de CulturaFundação Municipal de Ação Social (Fumas), Procon, Defensoria Pública, INSS, Senac, Sebrae, Pastoral da Criança, Cáritas Diocesana, Centro Scalabriniano de Promoção do Migrante (Cesprom), Centro Universitário Padre Anchieta (Unianchieta) e Associação de Moradores.

Corte de cabelo gratuito integra os serviços oferecidos pelo Dia da Cidadania

Vão ser oferecidos vários serviços gratuitos à população, como exames de saúde (aferição de pressão arterial e teste de glicemia); orientações de prevenção de doenças como gripe H1N1, dengue, zika vírus e chikungunya; pesagem de crianças e mulheres cadastrados no Bolsa Família; orientações sobre benefícios previdenciários, jurídicos e direitos do consumidor; cadastro de famílias para habitação social; corte de cabelo; encaminhamento para documentação; entre outros. Para as crianças e jovens vai haver atividades como oficina de teatro, capoeira, maracatu, dança circular, jogos e brincadeiras.

Apresentações de capoeira fazem parte da programação cultural

“Esta é a segunda edição do evento. A experiência do ano passado foi muito boa. Atendemos cerca de mil famílias da região. A expectativa é superar este número”, destaca a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Tamoio, Alda Renata Orsi Machado.

Rede
Constituída em maio de 2011, a Rede Intersetorial do Jardim Tamoio é um espaço não institucional de reflexão, debate e encaminhamentos, composta por representantes das organizações públicas, da sociedade civil organizada e de lideranças da comunidade do Jardim Tamoio e imediações, e tem por finalidade integrar e articular as políticas públicas locais e os diversos serviços e as ações comunitárias, em busca de melhorias para a região e de bem-estar para a comunidade.

Viviane Rodrigues
Fotos: Arquivo PMJ