Prefeitura conclui programa de urbanização da Vila Ana

A manhã deste sábado, dia 29, será um dia especial para 21 famílias moradoras da Vila Ana. Nesse dia, o prefeito Luiz Fernando Machado fará a entrega oficial dos últimos três blocos de apartamentos construídos para famílias que residiam no núcleo de submoradias do bairro. O empreendimento foi possível a partir de uma parceria entre o Ministério das Cidades/Caixa e a Prefeitura de Jundiaí, através da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), convênio este iniciado em 2007, quando começaram a ser pleiteados os primeiros recursos para as obras.

Esta é a terceira etapa de entregas, somando as 144 unidades habitacionais constantes no projeto. A primeira entrega foi feita em 2011, com a construção de 36 apartamentos. Depois, em 2015 foram mais 87 unidades e neste sábado, chega a vez de atender as últimas 21 famílias.

“Podemos dizer que, com estas 21 unidades habitacionais, finalizamos o processo de intervenção do núcleo da Vila Ana”, explica a superintendente da Fumas, Solange Aparecida Marques, justificando que todas as famílias que constavam no cadastro da Fundação nesse núcleo não residem mais em submoradias. “É uma satisfação muito grande poder contribuir para a melhoria da vida dessas pessoas”, acrescentou.

O total de investimentos nas 144 unidades habitacionais foi de R$ 11.344.761,28, sendo o maior valor pago pela Prefeitura de Jundiaí, que direcionou R$ 7 milhões para a concretização do sonho dessas famílias.

Os apartamentos possuem 54² de área útil em piso cerâmico, dois dormitórios, cozinha, banheiro, lavanderia e uma vaga na garagem. Além de realizar todo o trabalho social de acompanhamento destas famílias, a Fumas também promoveu cursos para facilitar a rotina dos moradores a partir da mudança para o novo lar.

“Montamos cursos de auto-gestão de manutenção de prédios, promovemos treinamentos de brigada de incêndio, e também orientações básicas sobre convivência, informações sobre a rotina de manutenção predial e acompanhamentos a vistoria técnica dos apartamentos junto com todos os novos proprietários”, destacou a superintendente. Na próxima semana, entre os dias 2 e 3 de maio, a Fumas também fará a mudança destas famílias, conforme agenda programada diretamente com os moradores.

Assessoria de Imprensa – PMJ