Dia Nacional do Voluntariado é celebrado na FUMAS com almoço para suas voluntárias

Hoje, dia 28, é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. Para celebrar a data, no último sábado, a equipe do Programa de Suplementação Alimentar da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) realizou um almoço especial para cerca de 50 voluntárias que participam da distribuição diárias das sopas nos núcleos de submoradia. O cardápio – uma deliciosa feijoada – foi aprovado por todas as homenageadas, que ainda participaram de algumas dinâmicas promovidas pela equipe do PSA.

Voluntárias participaram de dinâmica antes do almoço

A superintendente da FUMAS, Solange Marques, acompanhada de alguns diretores, também participou do evento. “O trabalho dessas mulheres, que se dedicam a ajudar a cuidar com carinho das crianças, é muito importante para o sucesso do programa”, destacou Solange.

Para Silvia Helena Donizete Lima, técnica em Nutrição, o encontro foi uma oportunidade de retribuir um pouco do amor que cada uma delas dedica ao trabalho voluntário. “Elas recebem as crianças nos núcleos, se encarregam de distribuir a sopa e depois limpam todo o espaço onde foi feita a distribuição. Merecem todo o nosso respeito e oferecer este almoço para elas é uma forma de agradecer esta parceria”, complementou.

Trabalhando com amor

Silvaneide Pereira, do Jardim Sorocabana, mãe de João Pedro, de 5 anos, e de Sofia, de 2 meses, foi uma das voluntárias que ficou muito feliz com a homenagem realizada pela FUMAS. Há cerca de um ano ela iniciou o trabalho voluntário e garante que gosta muito de ajudar. “Ajudo e ainda me distraio um pouco”, conta.

As irmãs Nataniele e Rafaela, do Jardim Novo Horizonte, destacaram a importância do programa junto às crianças dos núcleos: para muitas, a sopa é a única opção de alimentação

Conciliar as atividades de mãe e de dona-de-casa também é algo com que as irmãs Rafaela Laurentino Batista e Nataniele Laurentino Batista, do Jardim Novo Horizonte, já estão acostumadas. Mães dos bebês Lorenzo, de 9 meses, e de Manoela, de 11 meses, elas revelam que se sentem felizes em participar do programa. “A gente vê a alegria das crianças. Muitas delas, ficam sozinhas em casa, sem ter o que comer, enquanto as mães trabalham. A sopa é a única refeição de muitas dessas crianças, então, saber que a gente pode estar ajudando um pouco com o nosso trabalho é uma satisfação muito grande”, diz Nataniele.

Para conferir o álbum de fotos completo, acesse a página da FUMAS no Facebook pelo endereço @fumasjundiai.

Reconhecimento pelo trabalho voluntário desenvolvido com as crianças nos núcleos