Finados: cerca de 20 mil visitantes devem passar pelos cemitérios municipais

A próxima quinta, feriado de Finados, é o dia do ano em que se costuma registrar o maior número de visitantes passando pelos cemitérios da cidade. Nos dois cemitérios públicos administrados pela FUMAS, o aumento do movimento começou no final de semana anterior e deve se estender até o próximo. Estima-se que, até domingo, cerca de 20 mil pessoas passem pelos cemitérios Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Montenegro.

“Por conta do feriado prolongado, quem vai viajar nesse dia acaba optando por visitar o ente querido uns dias antes ou depois da data”, avalia o diretor do Serviço Funerário Municipal, Silvio Ermani. “É comum que as pessoas venham alguns dias antes, inclusive, para fazer a limpeza e reparos nas sepulturas. Temos trabalhado bastante a divulgação da necessidade da conservação dos túmulos, lembrando os concessionários sobre a possibilidade da perda da concessão em caso de abandono do jazigo”, completou, mencionando os levantamentos que estão sendo feitos pela Comissão criada para avaliar as condições das sepulturas em abandono e em ruínas nos dois cemitérios municipais.

A Comissão, que iniciou os trabalhos de levantamento pelo Cemitério do Montenegro, está identificando as sepulturas com avisos, para que as famílias possam tomar as devidas providências relacionadas à manutenção do jazigo. “Mantê-los em ordem é uma questão de saúde pública”, avisa o diretor.

Trânsito local

Para facilitar o acesso do público ao local, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) promoverá algumas modificações no trânsito das ruas próximas aos cemitérios nos dias 1º, quarta, e 2, quinta.

Na área central, a Avenida Henrique Andrés estará interditada nos dois sentidos entre as Ruas Anchieta e Prof. Luiz Rosa, na entrada principal do Cemitério do Desterro, e o trecho entre a Rua Prof. Luiz Rosa e Rua Campos Salles terá mudança de mão de direção, sendo liberado apenas a mão exclusiva para quem desce no sentido da Rua Campos Salles. Ainda entre essas duas ruas serão ampliadas as vagas de estacionamento em 45 graus da Av. Henrique Andrés, sendo permitido utilizar os dois lados da via. Quanto ao Cemitério Nossa Senhora do Montenegro, durante toda a quinta-feira, dia 2, a Av. Dr. Nelson Vilaça permanecerá interditada para veículos entre as ruas Embu e Leme.

Horários de missas

No cemitério do Desterro, as missas da capela serão celebradas apenas no dia 2 de novembro, nos seguintes horários: 7h, 8h30, 10h e 16h. Já no espaço ecumênico do Cemitério do Montenegro, será celebrada uma missa no dia 1º, às 16h, e outras duas no dia 2, às 7h, e às 16h. A Igreja Universal também fará dois cultos no Espaço, às 11h e às 14h30, no dia 2.

Fotos: Fotógrafos PMJ