Ação social trabalha o descarte irregular de lixo no Jardim São Camilo

Nos próximos dias 30 e 31 de janeiro, uma importante ação social será realizada na área de urbanização do Jardim São Camilo. O intuito é mobilizar os moradores sobre o dia 1º de fevereiro, quando haverá um grande trabalho de coleta de lixo programado para atender o bairro. A ação é uma iniciativa integrada da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) e Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), que executará o serviço.

A participação dos moradores é essencial para que a intensificação desse trabalho – cuja necessidade é justificada em função dos inúmeros pontos irregulares de descarte de lixo e do depósito de resíduos em dias diferentes do lixo coletado – seja o ponto de partida para uma mudança de cultura que resulte num bairro mais agradável a todos.

Numa reunião junto aos líderes comunitários, a superintendente da FUMAS, Solange Marques, explicou que a fiscalização sobre o descarte correto de resíduos deve ser feita por toda a comunidade. “Além de haver multa prevista para quem descarta lixo incorretamente pelas ruas, também há a questão de saúde pública. Lixo espalhado pelas ruas atrai insetos, roedores e, com eles, inúmeras doenças”, salientou a superintendente.

Mudança de cultura – “Não moro mais no São Camilo há dois anos, desde que recebi meu apartamento no Residencial Gênova, mas faço questão de participar como voluntária para alertar as pessoas sobre a importância de separar o lixo e descartá-lo corretamente”, comentou Luciana Costa Silva, de 28 anos. “A mudança de cultura acontece aos poucos e, com isso, muita gente percebe que dá até para ter retorno financeiro com a reciclagem do lixo”, exemplificou.

A diretora de Ação Social da FUMAS, Clayde Almeida, adiantou que nos dias 30 e 31, as equipes da Fundação, apoiada por moradores voluntários do São Camilo, estarão passando pelas casas do bairro para distribuir sacos de lixo para que os resíduos a serem descartados sejam embalados separadamente (orgânico, reciclável e cata-treco) e disponibilizados no dia 1º, quinta-feira, entre 7h e 8h, em pontos determinados para a coleta.

“Somente nesse dia os caminhões estarão passando para coletar os três tipos de lixo. Daí em diante, seguem as coletas programadas normalmente para o bairro de segunda a sábado, ou seja, coleta seletiva às segundas e sextas; lixo orgânico às terças, quintas e sábados, e o cata-treco às quartas”. Cabe lembrar que materiais como entulhos de construção não se encaixam em nenhuma destas três categorias de lixo. “Neste caso, o morador deve contratar uma caçamba. Se ele jogar o lixo pelas ruas, em áreas verdes ou descartar junto com outros tipos de resíduos, corre o risco de ser multado por isso”, lembra a diretora.

Assessora de Imprensa – FUMAS