Vila dos Idosos: festa de 10 anos marcará homenagem a Ary Fossen

Uma comemoração a ser realizada nesta quinta (19), a partir das 15h30, no Centro Comunitário José Norberto Brunelli, no Fazenda Grande, marcará os 10 anos da Vila dos Idosos, equipamento municipal composto por 22 unidades residenciais projetadas para atender as necessidades da terceira idade (incluindo a localização estratégica, próxima à uma Unidade Básica de Saúde).

A Vila dos Idosos surgiu graças ao trabalho em conjunto da Prefeitura de Jundiaí e Conselho Municipal do Idoso. Coube à Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) sua implantação há 10 anos e também a manutenção do espaço, trabalho hoje dividido com as Unidades de Gestão de Ação e Desenvolvimento Social (UGADS) e Promoção da Saúde (UGPS), que cuidam respectivamente da administração da Vila e do atendimento à saúde dos idosos.

O objetivo do espaço é oferecer moradia até o fim da vida aos idosos em regime de permissão, ou até quando tiverem capacidade para viver de forma independente. “Quando o morador falece ou, no caso de ter de voltar a morar com a família, a casa desocupada volta para o Poder Público e é oferecida a outro idoso, de forma cíclica”, explica a superintendente da FUMAS, Solange Marques.

O evento de hoje também homenageará o ex-prefeito Ary Fossen, cujo nome foi indicado pelos próprios moradores para batizar o espaço. “Somos muito gratos ao Seu Ary por ter tido uma preocupação especial com os idosos. Usar o nome dele para denominar a Vila é algo que todos concordamos aqui”, comentou Sérgio Sanches Infante, que mudou-se com a esposa Maria José para o local desde sua inauguração. Além dele e da esposa, outras nove residências ainda são ocupadas pelos mesmos moradores há 10 aos.