SFM intensifica alerta sobre manutenção de sepulturas

A visitação de cerca de 10 mil pessoas que todos os anos passam pelos dois cemitérios municipais por conta do Dia das Mães é um momento oportuno utilizado pelo Serviço Funerário Municipal (SFM) para chamar a atenção dos concessionários para a manutenção e conservação das sepulturas, algo tratado como questão de saúde pública.

Até o momento, cerca de 500 sepulturas foram identificadas com um “X” no Montenegro e, no cemitério do Desterro, outras 180

No ano passado, uma comissão formada por servidores da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), responsável pela administração do SFM, passou a identificar sepulturas que estão em estado de abandono ou em ruínas. “Nossa equipe marcou as sepulturas com um ‘X’, para que o concessionário saiba que ela deve passar por uma reforma”, explicou Silvio Ermani, diretor do SFM. “O concessionário tem o dever de zelar pela sepultura, pois quando o túmulo está deteriorado, as frestas permitem que bichos entrem e saiam, propiciando contaminações naquele espaço. É preciso providenciar o reparo, sob o risco de perder a concessão”, alerta.

Até o momento, no cemitério do Montenegro já foram marcadas cerca de 500 sepulturas e, no Desterro, 180 túmulos já receberam a marca de identificação. “Quem estiver fazendo a visita ao seu familiar e se deparar com essa marcação no túmulo, basta procurar a administração do cemitério para receber as devidas orientações”, acrescenta.

Trânsito local

No domingo, dia 13, Dia das Mães, a Avenida Henrique Andrés estará interditada nos dois sentidos no trecho entre as Ruas Anchieta e Prof. Luiz Rosa, exatamente no trecho da entrada principal do Cemitério do Desterro. No horário entre 6h e 19h, também haverá mão única de direção no trecho entre a Rua Prof. Luiz Rosa e Rua Campos Salles.

O entorno do Cemitério Nossa Senhora do Montenegro contará com a presença de agentes de trânsito durante todo o dia, trabalhando na orientação dos motoristas. Para fugir do trânsito mais intenso pelas proximidades da Avenida Dr. Nelson Villaça, os motoristas podem optar pelo desvio alternativo na Praça MMDC.

Fotos: Fotógrafos (PMJ)