No Parque Centenário, piquenique promove conscientização ambiental

Surgida durante as reuniões da Rede Social Morada das Vinhas, uma proposta dos jovens ganhou forças na tarde desta sexta (31), durante a realização de um piquenique no entorno da Nascente da Barroca, no Parque Centenário. Com apoio de todas as unidades da administração que integram a Rede (várias ONGs, Dae Jundiaí, UGADS/CRAS, UGISP, UGE e FUMAS) e também de moradores do Centenário e de bairros vizinhos, o evento teve por objetivo ampliar a conscientização da população quanto à necessidade de preservar aquele local.

Geane Barbosa (UGE), o engenheiro Rubens Mussato Jr. (FUMAS) e José Antonio (Dae Jundiaí) trocaram ideias sobre como todos podem ajudar na preservação da nascente

Classificada como Área de Proteção Permanente (APP) e já tendo sido submetida em 2013 à uma ação de intervenção feita pela FUMAS para recuperação ambiental, com o plantio de árvores e vegetação rasteira, a Nascente da Barroca é alvo constante de descarte irregular de lixo e entulhos. “Para a realização do piquenique, solicitamos à UGISP que fizesse a limpeza do local, mas é importante que todos nós reconheçamos que a responsabilidade pela preservação dessa área é de todos, e não apenas do Poder Público”, destaca Solange Marques, superintendente da FUMAS.

Um rápido esquete teatral organizado pelos jovens que participam da ACDC (Associação Cristã em Defesa da Cidadania) chamou a atenção dos presentes para a importância da colaboração de todos na preservação do meio ambiente. Higor Camargo Chagas, de 18 anos, que participa das reuniões da Rede e também do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), foi um dos autores da ideia do piquenique e garante que a pouca idade não o impede de se envolver nos problemas da comunidade. “Temos a chance de fazer algo para mudar nosso bairro e, no que depender da gente, estamos prontos para ajudar as pessoas a entenderem que a mudança começa por nossas atitudes. A água é um bem de todos e está se extinguindo com o passar dos anos, por isso, deveríamos ter mais consciência de que é prioritária para nossa existência”, refletiu o jovem.

Dentre outras orientações feitas durante o piquenique, os moradores apresentaram ideias sobre como manter a área limpa também receberam informações sobre a importância de separar os tipos de lixo – orgânico e reciclável – e de descartá-los nos lugares e dias corretos de coleta. O engenheiro da FUMAS, Rubens Mussato Jr., explicou aos presentes sobre a necessidade de cuidar do espaço e de também agir como agente fiscalizador. “O piquenique é uma forma dinâmica e descontraída para tratar a conscientização ambiental, a coleta de lixo reciclável, o uso responsável dos recursos hídricos e a conservação desta nascente, que está dentro do bairro”.

Edilaine Cardoso Santos, educadora social e coordenadora do CRAS Vista Alegre, lembrou que as ações da Rede Social são destinadas a contribuir para o fortalecimento do vínculo comunitário. “Nosso interesse é o de que a comunidade se aproprie destes espaços públicos e ajude, com isso, a cuidar do que é seu”. Para Valdir Lira, da Associação de Moradores do Parque dos Ingás e integrante da Rede Social Morada das Vinhas, iniciativas como essa são importantes porque representam a vivência do que é debatido nas reuniões. “É muito gratificante apoiar eventos como esse e multiplicar para outras iniciativas de preservação. Sempre é muito positivo e é a comunidade do bairro que se beneficia”.

Assessoria de Imprensa Fumas