Setembro Amarelo: CVV promove rodas de conversas com servidores

Cerca de 15 servidores da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) participaram da primeira roda de conversa promovida por voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), realizada na manhã desta sexta (21), como mais uma ação da campanha “Setembro Amarelo”. Este primeiro encontro foi para funcionários da sede administrativa, conduzido pela participação das voluntárias Bernadete Carneiro, coordenadora do CVV Jundiaí, e da médica psiquiatra Maria Cristina D´Stefano, que promoveram algumas dinâmicas para destacar, entre outras coisas, a diferença entre “ouvir” e “escutar”.

“Muitas vezes, quando alguém nos fala que está vivendo um determinado problema, não o escutamos de forma a demonstrar que aquilo realmente nos importa. É importante que, mesmo que não se possa fazer alguma coisa por alguém, estamos ali para lhe dar esse conforto”, destacou Maria Cristina. Para Bernadete, a grande diferença está no momento em que a qualidade de ser simpático se transforma em empatia. “Gerar uma empatia com quem estamos conversando é a arte de se colocar no lugar do outro. E isso, mesmo que não possamos resolver o problema de alguém, faz toda a diferença”, acrescentou Bernadete.

Durante a roda de conversa, as voluntárias destacaram o serviço de atendimento realizado pelo CVV através do telefone 188 (com atendimento em nível nacional) e por email, pelo endereço jundiai@cvv.org.br. O encontro também se repetirá na semana que vem, nos dias 24 e 27 de setembro, para as equipes do Serviço Funerário Municipal.