Outubro Rosa: um enorme coração invade os jardins da FUMAS

Para Elaine, que há cinco anos descobriu que teria de enfrentar o câncer de mama, o “Outubro Rosa é uma campanha de extrema importância e que deve ser levada a sério por todos”.

Na última sexta (19), os funcionários da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) participaram de mais uma ação voltada para a campanha de conscientização Outubro Rosa, que divulga a importância da realização periódica de exames contra o câncer de mama e de útero.

Numa foto feita por um drone, os servidores – que estavam vestidos, em sua grande maioria, com a cor rosa – formaram um imenso coração no jardim da Fundação, para simbolizar a sintonia da Fundação com a campanha de conscientização. Além da foto especial, as servidoras que trabalham tanto na sede quanto no Serviço Funerário Municipal foram presenteadas com um lápis da campanha.

“São pequenas ações, mas que acabam lembrando as mulheres com mais de 40 anos que os exames de mamografia e Papanicolau precisam ser repetidos preventivamente”, lembra Paula Gimenez, do Recursos Humanos da Fundação. “E esse lembrete também vale para os homens, já que o câncer de mama não se restringe às mulheres e pode afetá-los igualmente.”

Destaque da última edição do jornalzinho interno “FUMAS EM AÇÃO”, a agente operacional Elaine de Paula Souza, que atua no Programa de Suplementação Alimentar (PSA) da FUMAS, fez questão de participar da foto coletiva e também de contar sua história de superação com o câncer de mama, diagnosticado há 5 anos.

“Não tenho histórico na minha família, não fumo, não bebo e e meu câncer surgiu antes dos 40 anos, que é a idade quando se recomenda o início do acompanhamento anual através de ultrassom, mamografia e papanicolau”, conta Elaine. “Por não fazer parte do grupo de risco, nunca me imaginei vivenciando tudo aquilo. E só por ter feito o autoexame e prestado atenção aos sinais do meu corpo que estou aqui hoje, em mais um Outubro Rosa, uma campanha de extrema importância e que deve ser levada a sério por todos”, conclui.