Encontro no Santa Gê promove orientações sobre manancial

Publicada em

Nesta terça (27), o engenheiro da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), Rubens Mussatto Jr., participou de uma reunião organizada pelo Núcleo de Defesa Civil (NUDEC) na Associação Futura, com os moradores do Jardim Santa Gertrudes. O encontro tratou sobre assuntos gerais pertinentes ao bairro, como os cuidados com a Área de Preservação Permanente (APP), localizada ao lado dos córregos das Ruas Ricardo César Fávaro e Vagner de Souza, região onde há problemas recorrentes de enchentes.

Cuidados com a preservação da área de preservação permanente (APP) e também sobre o período de chuva que se aproxima foram os destaques da reunião desta terça

Também presentes ao encontro, representantes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) destacaram a importância do descarte consciente do lixo e cuidados de higiene em geral, alertando as medidas como importantes na prevenção de inundações e combate à presença de animais sinantrópicos (especialmente, os ratos, transmissores de leptospirose) e do mosquito como Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zyka Vírus e Chikungunya.

Uma das preocupações da Defesa Civil, segundo a exposição feita pelo coordenador Coronel Gimenez, era alertar os moradores para que se cadastrem no serviço estadual que envia mensagens gratuitas, que alerta sobre a chegada de chuvas intensas na região, em função do período de verão. Para isso, basta enviar um SMS para o número 40199 informando o CEP da residência.

“Foi um encontro bastante produtivo, especialmente porque estas parcerias com a Defesa Civil e UVZ, aliando as informações aos moradores como agentes multiplicadores, pode potencializar a divulgação do conteúdo tratado e, assim, contribuir ainda mais para a proteção dos mananciais”, destaca o engenheiro, responsável pelas ações técnicas desenvolvidas pela FUMAS no Jardim Santa Gertrudes. “Nós, aqui da Fundação, atuamos com as famílias moradoras próximas às APPs, mas as informações tratadas na reunião são válidas para qualquer morador e devem ser aplicadas por todos”.

Assessoria de Imprensa – FUMAS
Fotos: Divulgação