Grafite ilustra ambiente interno do Velório Adamastor Fernandes

O servidor do SFM Edson e o artista Jensen, com o bem-te-vi Adamastor ao fundo: história do mascote registrada no grafite

Crianças, corações, música, elementos da natureza e cor, muita cor. Assim é composto o painel de grafite criado pelo artista plástico Jensen Silva, do Coletivo The King´s, para melhorar a ambiência de um espaço do Velório Municipal Adamastor Fernandes e, com isso, trazer mais leveza ao local onde são guardados os carros oficiais do Serviço Funerário Municipal (SFM).

A ideia do painel surgiu há alguns meses, a partir de conversas entre servidores municipais e o setor de Recursos Humanos da FUMAS (Fundação Municipal de Ação Social), responsável pela administração do SFM.

“No nosso dia-a-dia, convivemos rotineiramente com assuntos relacionados à morte e respeitamos muito o sofrimento de quem perdeu um ente querido. Pensamos, então, em proporcionar ao nosso funcionário um tom mais ameno ao local e escolhemos a garagem das viaturas, que é um espaço de circulação exclusiva dos servidores, para fazer uma pintura que pudesse contribuir para suavizar o ambiente”, justificou Eduardo Mariano de Toledo, do setor de Recursos Humanos da FUMAS. “Quando o Jensen soube que a iniciativa estava focada em proporcionar maior bem-estar às pessoas que trabalham no Velório, abraçou a ideia e realizou o trabalho de forma voluntária, encaixando em seus horários livres”, explicou.

Acostumado à arte de rua e autor de vários painéis de grafite presentes em terminais rodoviários da cidade, Unidades Básicas de Saúde e escolas da rede municipal de ensino, Jensen Silva contou que buscou orientação de dois amigos psicólogos para criar o tema do painel. “Como o ambiente já traz por si só essa carga mais sóbria, mais triste, eles me orientaram a fazer uma explosão de cores alegres. Por isso, criei este painel com a parte inferior como se fosse um papel de parede e, na parte de cima, essa parede sendo rasgada, com figuras alegres representando a vida lá fora, como os filhos, a natureza e tantas coisas que trazem sentido à nossa vida”, explicou.

Adamastor, o bem-te-vi

O agente funerário Edson José Cauduro foi quem deu a ideia de pintar um bem-te-vi na parede, simbolizando o pássaro que ele e os demais colegas resgataram e cuidaram desde que era um filhote. “Demos o nome de Adamastor a ele, que continua nos visitando todos os dias pela manhã”, orgulha-se. Outro agente funerário que também elogiou o trabalho do artista foi Claudio de Araújo Silva. “Eu já conhecia o trabalho que o Jensen fez em uma escola e fiquei muito empolgado quando soube que a gente também ganharia um painel dele. Deixou o ambiente muito mais agradável pra gente trabalhar e fez uma grande diferença pra gente!”.