Festa de Natal reúne 500 crianças do PSA no Parque do Corrupira

Publicada em

Animação foi o que não faltou no Parque do Corrupira na manhã desta sexta-feira (13). As crianças assistidas pelo Programa de Suplementação Alimentar (PSA) da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) participaram da Festa de Natal organizada pela Fundação, que reuniu cerca de 500 crianças e contou com a presença do Papai Noel para festejar mais um ano de atividades do Programa.

Guloseimas e muitas brincadeiras marcaram a manhã no Parque do Corrupira

A festa também contou com a participação dos palhaços da Cia Tramp e da equipe da TV TEC, que montou um cenário com chromakey, para que as crianças tirassem fotos e pudessem entender como funciona um cenário virtual de TV. Além das crianças, as voluntárias – responsáveis por receber e distribuir a suplementação nos centros comunitários – também estiveram presentes, assim como algumas mães que acompanhavam as crianças menores de 5 anos.

O PSA consiste no fornecimento de suplementação e atualmente distribui cerca de 1100 refeições diárias (sopa acompanhada de fruta ou sobremesa láctea) para reforçar a alimentação de crianças residentes nos núcleos do Parque Centenário, Novo Horizonte, Jardim São Camilo, Sorocabana, Fepasa, Novo Horizonte e Santa Gertrudes. Também fazem parte desse programa outras atividades lúdicas, como o Cantinho da Leitura, um momento em que as crianças são incentivadas a adquirir o hábito da leitura e estimuladas através de atividades artesanais com materiais recicláveis.

“Neste ano, a FUMAS completou 40 anos de vida e a primeira atividade da Fundação foi a entrega da suplementação alimentar nos núcleos carentes de Jundiaí, algo que mantemos até hoje com a presença do PSA em oito pontos diferentes da cidade”, lembrou a superintendente da FUMAS, Solange Marques, lembrando que as atividades prosseguem o ano todo, inclusive, durante as férias escolares. “Com o passar dos anos, a FUMAS foi ganhando outras incumbências e a habitação passou a ser o nosso maior objetivo, mas a ação social segue presente no nosso DNA, especialmente, contando com a ajuda das voluntárias, que são nosso braço direito neste projeto.”

De mãe para filho

Joélha (à esquerda) e a irmã Monalisa, se lembram de quando participavam do Programa de Suplementação Alimentar da FUMAS na infância; hoje levam os filhos ao Centro Comunitário do Jd. Novo Horizonte para receberem a sopa

A dona de casa Joélha Moraes, de 30 anos, e sua irmã, Monalisa de Moraes Ferreira, de 26, se lembram dos tempos de infância, quando também recebiam a suplementação no Jardim Novo Horizonte, onde a família reside há três décadas. “Me lembro que era uma delícia tomar a sopa e também lembro com muito carinho de festas de Natal como estas, realizadas no Bolão, quando a gente encontrava as crianças dos outros bairros”, conta ela, que agora leva a filha Júlia e os sobrinhos Sophia e Pyetro para tomar a suplementação no Centro Comunitário do bairro. “A sopa é uma delícia e as crianças adoram!”

Assessoria de Imprensa – FUMAS
Fotos: Divulgação