Prefeitura de Cajamar conhece Banco de Alimentos de Jundiaí

Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Cajamar esteve na manhã desta quinta-feira (05) em visita ao Banco de Alimentos de Jundiaí, um projeto realizado pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), em parceria com a Unidade de Promoção da Saúde (UGPS) e Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS).

Objetivo da visita era buscar a experiência de Jundiaí na implantação do Banco de Alimentos

O objetivo da visita foi conferir de perto as experiências vividas por alguns municípios para também, no futuro, implementar algo semelhante que atenda a demanda em vulnerabilidade alimentar de Cajamar.

“Estamos visitando alguns locais onde já existe este trabalho e, como o Banco de Jundiaí, que é um município muito próximo da gente, começou a funcionar neste ano, quisemos visitar para conhecer um pouco da experiência já vivida até sua implantação”, disse o secretário Niedson Silva de Souza Filho, que participou da visita ao lado das diretoras Vanessa Mayra da Silva Brito, Rosangela Jesus Batista e da oficial administrativa, Jeanice de Azevedo Aguiar.

A superintendente da FUMAS, Solange Marques, comentou sobre a participação da Fundação como parceira operacional do Banco. “Há 40 anos, a FUMAS traz a ação social em seu DNA e começou com a distribuição do Programa de Suplementação Alimentar nas comunidades carentes, por isso, temos nossa própria cozinha industrial”, lembrou a superintendente da Fundação, Solange Marques, que os recepcionou na Fundação. “Quando começamos a tratar sobre a implantação do Banco em Jundiaí, a cozinha e a equipe de funcionários da FUMAS foram adequadas para a operacionalização dele”, explicou.

Rosana Merighi, coordenadora do Banco na UGADS, comemora o envolvimento dos produtores no momento da doação, que resulta em cestas verdes destinadas à população em vulnerabilidade alimentar cadastrada no CRAS. “Muitas vezes, os alimentos que são direcionados nem são aqueles considerados como descarte. Temos recebido também alimentos que estão na prateleira, porque os produtores estão colaborando bastante”, comentou.

A gestora da UGADS, Nádia Taffarello, colocou-se à disposição para contribuir com a equipe de Cajamar em função do know how adquirido para a implantação em Jundiaí. “Ter conhecimento da estrutura já existente no município para atender a demanda é fundamental”, orienta. “Muita coisa, aprendemos no dia-a-dia e já está servindo para que possamos ampliar os atendimentos a partir do ano que vem, com mais um dia de coleta e de entrega das cestas verdes em outras duas unidades de CRAS que não participavam dos grupos de Segurança Alimentar e Cesta Verde, lá no Jardim Fepasa e no Jardim Tamoio.”