Cemitérios municipais são fechados para visitação

A partir deste sábado (21), os dois cemitérios públicos municipais, Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Montenegro, permanecerão fechados para visitação do público, a fim de atender as determinações do Decreto Nº 28.920, publicado na Imprensa Oficial desta sexta-feira (20), que declara que o município está em “Estado de Emergência” em relação ao coronavírus.

“Estamos seguindo rigorosamente todas as orientações vindas do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, que definiu pelo fechamento de locais onde possam haver maior concentração de público”, explicou a superintendente da FUMAS, Solange Marques, que também responde pela administração do Serviço Funerário Municipal. “Até por ser o cemitério um local onde a frequência de visitantes é maior entre pessoas acima de 60 anos, só vamos permitir a entrada de público nos momentos de sepultamentos”, confirmou, acrescentando que também segue por prazo indeterminada a realização de exumações agendadas.

Velórios com apenas uma hora de duração

A definição pelo fechamento dos cemitérios ocorre alguns dias depois de o Serviço Funerário Municipal já ter adotado a regra de restringir o número de visitantes por sala de velório. Desde a última terça-feira (17), só é permitido um número máximo de 10 pessoas por vez e, quando necessário, é feito um rodízio entre os visitantes a cada 5 minutos. Também com o objetivo de evitar aglomerações de público nas dependências internas e externas dos velórios, foi proibida a montagem de mesas de comida na área de alimentação, tanto pelas famílias, quanto pelas empresas funerárias.

A redução do tempo do velório já estava sendo sugerida às famílias desde o início da semana, mas atendendo a uma recomendação do Ministério Público, o tempo foi reduzido para uma hora de duração. O objetivo é proporcionar menos tempo de exposição dos familiares e demais visitantes em ambientes com a possibilidade da ocorrência de aglomeração.

Evitar o contato físico – especialmente, apertos de mãos, beijos e abraços -, entre os visitantes do velório também está recomendado através de avisos espalhados pelo Velório Adamastor Fernandes e Nossa Senhora do Montenegro. “É importante que a pessoa que vai visitar algum falecido tenha consciência de que idosos, pessoas com baixa imunidade ou quem já teve contato com algum doente, deve seguir as recomendações e manter-se em casa, para evitar ser um agente transmissor da doença”, alertou Solange.

MAIS INFORMAÇÕES: jundiai.sp.gov.br/coronavirus