Coronavírus: velórios são limitados a uma hora de duração

Com a finalidade de reduzir a possibilidade de aglomerações e o contato físico entre as pessoas, e em atenção à recomendação dada nesta sexta-feira (20) pelo Ministério Público, o tempo dos velórios realizados no Adamastor Fernandes e no Cemitério Nossa Senhora do Montenegro foram reduzidos a um limite máximo de uma hora de duração. A mudança já está em prática desde a manhã deste sábado (21) e se soma às medidas já adotadas na última semana pelo Serviço Funerário Municipal de Jundiaí, em função das orientações dadas pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, a partir da classificação do município como “Estado de Emergência”.

“Neste momento, restringir o tempo de velório é uma forma de evitar que mais pessoas fiquem próximas ou que se aglomerem em locais públicos, como velórios e cemitérios”, explicou o diretor do SFM, Silvio Ermani, lembrando que as medidas já estão em prática nos cemitérios públicos, mas que também estão sendo adequadas pelas necrópoles particulares do município.

Além da restrição do prazo de velório, também já estão em prática a limitação do número máximo de visitantes por sala (apenas 10 pessoas a cada 5 minutos) e a suspensão da chamada “última despedida” (quando a urna funerária é reaberta dentro do cemitério momentos antes do sepultamento). “Os dois cemitérios municipais, Desterro e Montenegro, também permanecerão fechados por tempo indeterminado para a visitação normal e os portões só serão abertos para sepultamentos”, complementou o diretor.

Reforço nos cuidados

Considerado como um dos serviços essenciais ao Município por não poder ser interrompido mesmo diante das restrições, o Serviço Funerário recebeu um novo regramento publicado neste sábado (21) pelo Diário Oficial de SP, sob a Resolução SS-32, com orientações ligadas ao coronavírus.

Dentre as novas regras, que tratam também sobre manuseio e transporte dos corpos, está a determinação de que não serão mais realizados velórios para óbitos ocasionados por qualquer tipo de síndrome respiratória aguda grave (sendo ou não diagnosticados/suspeitos como Covid-19), com o encaminhamento da urna funerária lacrada diretamente aos cemitérios. “Esta ação será orientada a partir do encaminhamento do laudo médico e é necessária em função de se evitar o alastramento da pandemia também em nosso município”.

MAIS INFORMAÇÕES: jundiai.sp.gov.br/coronavirus